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01/11/2015 - 02h00

Empresa vende etiquetas eletrônicas que mostram preço e origem dos produtos

GABRIELA STOCCO
DE SÃO PAULO

De olho em empresas que buscam soluções de automação, a OKI Brasil comercializa, há quase dois anos, etiquetas eletrônicas.

Os principais clientes são supermercados e lojas de departamento. Além do preço, é possível exibir a origem do produto, descrição técnica, promoções e QR Codes que levem à página do fabricante, por exemplo.

Segundo Flávio Gomes Montezuma, 54, diretor da empresa, o sistema permite atualizar as informações a partir de uma central.

A vantagem, diz, é reduzir o risco de erros nas informações, o que pode levar a reclamações e multas do Procon. Montezuma ainda afirma que a remarcação dos preços é mais rápida, dispensa funcionários e corta custos com impressão de etiquetas.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Flávio Montezuma, da Oki Brasil, com as etiquetas em supermercado de São Paulo
Flávio Montezuma, da Oki Brasil, com as etiquetas em supermercado de São Paulo

As peças são importadas da Inglaterra e vendidas por US$ 20 (R$ 77) cada.

A empresa também oferece caixas de autoatendimento: o cliente passa seus produtos pelo leitor e paga com cartão. Para cada quatro unidades, há um atendente para auxiliar e evitar furtos.

A empresa exporta as máquinas e tem um projeto piloto em um supermercado de São Paulo. A projeção é ter entre 20 e 30 clientes no país no próximo ano.

Cada máquina custa cerca de US$ 20 mil (R$ 77,1 mil).

VISÃO DO ESPECIALISTA
Renato Fonseca, gerente de desenvolvimento e inovação do Sebrae-SP

INTERATIVO
É possível criar ações de marketing usando a plataforma da etiqueta. A tendência é conexão entre cliente e lojas

NÃO É PARA TODOS
Se um mercadinho tem 400 produtos, precisaria do mesmo número de etiquetas. Alto custo inviabilizaria

 

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