Publicidade
01/11/2015 - 02h00

ONGs devem oferecer o que fazem melhor para obter recursos próprios

DE SÃO PAULO

Toda organização não governamental deve tentar obter resultados sociais maiores com menos recursos, afirma José Alberto Tozzi, autor de "SOS da ONG - Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor".

Fernando Cavalcanti/ Divulgação
José Alberto Tozzi, autor do livro "SOS da ONG - Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor"
José Alberto Tozzi, autor do livro "SOS da ONG - Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor"

Para obter verba, essas entidades devem apostar não apenas em doações mas também na oferta de serviços e em parcerias com empresas.

Veja mais dicas de gestão para organizações do terceiro setor:

TRANSPARÊNCIA
ONGs devem divulgar balanços e resultados de suas atividades, pois competem por recursos. Dinheiro recebido do governo não pode custear gastos operacionais da organização, apenas projetos.

RECURSOS PRÓPRIOS
O ideal é ter uma fonte de renda para pagar contas fixas. Cobre de alguns clientes pelo que faz de melhor, como cursos, palestras ou serviços diferenciados dentro da sua área de especialidade.

PARCERIAS
Acordos com empresas podem trazer vantagens para os dois lados. Por exemplo, a atuação em uma comunidade ao lado de uma fábrica pode reduzir tensões na corporação e beneficiar a população local.

EMPRESA
A legislação tem exigido que ONGs se profissionalizem. Hoje, é possível que a diretoria seja remunerada, o que permite dedicação integral do atual dirigente ou contratação de um gestor com experiência.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag