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01/11/2015 - 02h00

Cinco microgrifes recebem consultoria e disputam vaga em semana de moda

PEDRO DINIZ
COLUNISTA DA FOLHA

Se a moda é uma "panela" impenetrável como costuma-se rotulá-la, no atual cenário de crise a situação dos novos estilistas e designers brasileiros é desafiadora. Em meio a um mercado saturado, ações que viabilizem a inserção desses novos nomes ajudam a atrair consumidores.

A mais recente delas é o Top Five, um programa do Sebrae e do In-Mod (Instituto Nacional de Moda e Design) que selecionou em abril cinco grifes para receberem consultoria criativa e mercadológica por um ano.

Na última edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), que terminou na semana passada, essas etiquetas exibiram produtos criados durante a primeira fase do projeto na loja temporária do evento.

Uma delas será escolhida para desfilar na temporada de verão 2017 da SPFW, em abril do próximo ano.

Competem pela vaga as mineiras Jardin, de Bhárbara Renault, e Green Co., de Cassius Pereira; a capixaba Amabilis, dos designers Luiz Guidone e Robson Santos; a carioca PH Praia, de Ana Gomes; e a paulista Adriano Martin, do estilista de noivas Adriano Martins.

As grifes são microempresas que vendem seus produtos em pontos próprios, e-commerce ou multimarcas.

O desfile na SPFW, dizem os estilistas, servirá para divulgar a marca para um público maior e, com isso, incrementar as vendas.

Ao todo, foram analisados o potencial de expansão e o gerenciamento estratégico de 20 marcas, indicadas pelas unidades estaduais do Sebrae. Todas as cinco escolhidas são da região Sudeste.

"Não houve um critério regional. Foram selecionadas microempresas que têm algum diferencial no design para o mercado", explica a coordenadora nacional da indústria da moda do Sebrae, Roberta Aviz. "Muitas marcas pequenas do Nordeste, por exemplo, ainda não têm produtos de qualidade suficiente para se destacarem."

Os escolhidos tiveram de produzir peças que saíssem do seu ramo de atuação para provar versatilidade. A Jardin, que vende roupas, criou colares artesanais, a PH Praia, especializada em moda praia, levou bolsas.

Divulgação
Ana Gomes, dona da marca de moda praia PH Praia
Ana Gomes, dona da marca de moda praia PH Praia

"Esse desafio tem a ver com a capacidade de cada uma evoluir como marca", diz Graça Cabral, que dirige o In-Mod ao lado de Paulo Borges, fundador da SPFW.

Do ponto de vista da inovação, a grife especializada em moda sustentável Green Co. se destacou com uma linha de óculos com madeira reaproveitada de skates.

"Liguei para vários amigos skatistas e pedi [as bases de madeira]. Gosto de reutilizar materiais limpos", diz o empresário Cassius Pereira.

Adriano Martins, de Catanduva (SP), fez camisetas com aplicações de brilho entrelaçadas que remetiam à obra do escultor americano Alexander Calder (1898-1976).

Divulgação
O estilista paulista Adriano Martins com suas camisetas bordadas em estande na São Paulo Fashion Week
O estilista paulista Adriano Martins com suas camisetas bordadas em estande na São Paulo Fashion Week

"No nosso caso, a consultoria está sendo importante para nos organizarmos comercialmente. Desde aprender a fazer uma planilha de pedidos até montar coquetéis para compradores", explica Maicon Vechi, 27, que ajuda Martins na confecção e na gestão das marcas.

"Agora, os consultores estão nos ajudando a criar uma segunda linha de vestidos, apenas para daminhas."

 

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