Publicidade
04/11/2015 - 16h38

Apple, Google e Microsoft integram lista de empresas 'verdes'

DA ANSA
DE SÃO PAULO

As gigantes de tecnologia Apple, Microsoft e Google estão na lista das empresas mais bem avaliadas por seus esforços no combate às mudanças climáticas, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira pela organização não governamental britânica CDP.

Entre as companhias nota "A", estão ainda, entre outras, o grupo automobilístico italiano Fiat Chrysler Automobiles (FCA), a Nestlé, a Philip Morris e a Unilever.

O grupo britânico, conhecido anteriormente como Carbon Disclosure Project, examinou dados de 1.997 das principais companhias mundiais com capital aberto.

O documento também menciona as empresas que não responderam aos questionamentos sobre suas iniciativas ambientais, como Facebook, Amazon e Netflix.

Helene Labriet-Gross/AFP
Vista de San José, no Vale do Silício, na Califórnia, que concentra empresas de tecnologia dos EUA
Vista de San José, no Vale do Silício, na Califórnia, que concentra empresas de tecnologia dos EUA

O estudo afirma que 89% das empresas analisadas promoveram medidas para reduzir suas emissões de CO2, quase o dobro dos 47% registrados em 2010. Entre as principais ações estão projetos de eficiência energética, reciclagem e compartilhamento de transportes.

Segundo o relatório, a maior preocupação das grandes empresas com as ações ambientais acompanha movimento dos investidores, que exigem cada vez mais a divulgação de informações das companhias sobre suas práticas de sustentabilidade.

"Estes investidores que entendem a necessidade de 'descarbonizar' a economia global estão observando particularmente de perto evidências de que as companhias em que investem estão posicionadas para a transição da dependência de combustível fóssil", diz o documento.

Ainda assim, nos últimos cinco anos, as emissões diretas geradas por essas companhias aumentaram em 7%.

"Nós precisamos tomar ações ousadas para lidar com as causas da mudança climática", disse a presidente da Hewlett Packard, Meg Whitman, em depoimento ao grupo. "Isso significa romper com o status quo: mudando a forma que fazemos negócios, responsabilizando a nós e aos outros e criando soluções criativas inovadoras que criam uma economia com baixa emissão de carbono", completou Whitman, cuja empresa é uma das que receberam a nota máxima.

A Organização das Nações Unidas tenta mobilizar as empresas a participarem dos esforços de combate à mudança climática, enquanto os países se preparam para tentar um acordo global em uma reunião em Paris, na França, em dezembro.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag