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08/11/2015 - 02h00

Black Friday é oportunidade de vender até produtos com pouco giro; veja dicas

DE SÃO PAULO

Tradição iniciada nos Estados Unidos, a Black Friday mobiliza o varejo brasileiro com promoções sempre na sexta-feira da quarta semana de novembro. A data foi escolhida pelos americanos porque, nos EUA, é o dia seguinte ao feriado do Dia de Ação de Graças, celebrado no país na quinta-feira da quarta semana de novembro.

Segundo Fred Rocha, especialista em varejo e consultor, lojas físicas e on-line de qualquer segmento podem aproveitar a data, que este ano será no dia 27. "Com boas estratégias, é possível vender até produtos parados no estoque."

Divulgação
Fred Rocha, consultor e especialista em varejo
Fred Rocha, consultor e especialista em varejo

Veja outras dicas para aproveitar a Black Friday para vender mais:

ESTOQUE CONTROLADO
Aproveite para esvaziar produtos que se acumulam em seu depósito. Uma forma de fazê-los circular é oferecer, além da venda unitária com desconto, promoções do tipo "compre um item e ganhe outro".

PRODUTOS DESEJADOS
Descontos não precisam ser grandes, mas os produtos devem ser atrativos. Dar 15% em um smartphone chama mais atenção do que o mesmo desconto em um item de menor procura.

AVISO PRÉVIO
Anuncie desde já aos clientes de que a loja fará parte do evento e cite alguns produtos que terão descontos. Em vez de uma semana de promoções, considere ter um horário estendido na sexta-feira.

ESTRUTURA ADAPTADA
Prepare seu site para o aumento do fluxo no dia. Em lojas físicas, a equipe deve estar treinada para explicar as promoções e oferecer também produtos sem descontos para aumentar o gasto médio.

 

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