Publicidade
27/11/2015 - 07h00

Empresas mimam funcionários para encararem trabalho extra na Black Friday

GABRIELA STOCCO
DE SÃO PAULO

A Black Friday, que concentra promoções nessa sexta-feira (27), é o momento em que varejistas e e-commerces aproveitam para esvaziar os estoques. Com isso, os funcionários têm trabalho redobrado no período, e algumas empresas investem em brindes e eventos para motivar suas equipes.

A festa da Black Friday se tornou uma tradição no e-commerce Mobly, já que coincide com o aniversário da companhia, fundada em 2011.

"É um dia feliz, de muitas vendas", diz o fundador, Marcelo Marques, 35, acrescentando que as vendas do dia equivalem ao faturamento de um mês.

Divulgação
Comemoração da Black Friday da Mobly, em 2014
Comemoração da Black Friday da Mobly, em 2014

A comemoração começou na quinta-feira à noite, com música, pizza e um campeonato de poker para ajudar a animar os profissionais que precisam passar a madrugada se certificando de que o site não saiu do ar devido ao grande fluxo de clientes.

Nesta sexta, há um concurso de fantasias e os dez primeiros colocados ganham prêmios. O primeiro lugar ganha uma viagem com acompanhante para um destino nacional.

Além disso, a cada R$ 1 milhão em vendas, os cerca de 160 funcionários da sede fazem um brinde.

Divulgação/Police Fédérale Belge
Profissional fantasiada na comemoração da Black Friday da Mobly, em 2014
Profissional fantasiada na comemoração da Black Friday da Mobly, em 2014

Já na Cnova, que reúne as operações online de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, a campanha interna da Black Friday 2015 tem o tema MMA, afirma a gerente de recursos humanos, Andrea Guerra, 36.

Além de camisetas, energéticos e gritos de guerra, a aula de ginástica laboral dessa semana incluiu movimentos de luta.

"No centro de distribuição, o trabalho pesado começa depois da Black Friday, então na semana que vem teremos distribuição de guloseimas e outras surpresas", diz Guerra.

Já na sede do Mercado Livre haverá massagistas para atender os profissionais de sexta a segunda. Os empregados ainda vão receber energéticos, chocolates e um crédito de R$ 50 para usarem no sistema de pagamento do grupo.

"No ano passado já fizemos ações para os funcionários na Black Friday e o resultado foi muito positivo, as pessoas ficaram muito motivadas", diz Helen Menezes, 37, gerente de RH do Mercado Livre Brasil.

Durante o final de semana, 240 funcionários se revezarão para dar suporte às vendas da data. "Como trabalhamos com banco de horas, estamos incentivando os funcionários a tirarem folgas antes e depois da data para descansarem", diz Menezes.

No Submarino Viagens, a sexta terá chocolates, pipocas e mensagens de incentivo para os profissionais.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag