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20/12/2015 - 02h00

Produtores de cerveja artesanal dos EUA enfrentam concorrência por latas

Rachel Abrams
Do "New York Times"

Quando os compradores começaram a formar fila às 5h diante da fábrica de cerveja artesanal de Scott Metzger, em San Antonio, nos EUA, ele soube que tinha potencial para produzir mais.

Mas a Freetail Brewing enfrenta um problema inesperado: onde obter as latas.

O efeito colateral do crescimento da cerveja artesanal nos EUA foi a falta de embalagens de alumínio no mercado. Em especial as de 470 ml -elas se tornaram marca registrada das menores em comparação às grandes produtoras, que usam as latas de 350 ml.

Além de mais baratas que as garrafas de vidro, as latas de alumínio com rótulos inovadores foram ferramenta das pequenas para conquistar o consumidor mais jovem.

Ajudou o surgimento, nos últimos anos, de métodos mais baratos e práticos de enlatar cervejas, que tornaram o processo acessível aos produtores de menor porte.

Até recentemente, esses fabricantes eram atendidos pela Crown, única das grandes produtoras de latas que atendia pedidos menores.

Mas a disparada na demanda levou a companhia a elevar sua encomenda mínima para o padrão do setor: entre 155 mil e 200 mil latas.

Richard Perry/The New York Times
Funcionários enlatam cerveja na Rockaway Brewing Company, em Nova York
Funcionários enlatam cerveja na Rockaway Brewing Company, em Nova York

Para a Rockaway Brewing Company, a mudança forçou a interrupção da ampliação da sua fábrica em Nova York.

"Nós investimos US$ 30 mil em equipamento de enlatamento. Agora, não conseguimos aumentar a variedade das nossas cervejas porque não há latas disponíveis", diz o dono, Ethan Long.

A cervejaria compra cerca de 6.000 embalagens por mês. A gigante Anheuser-Busch InBev usa, em média, 1,5 bilhão no mesmo período.

Thomas Fischer, porta-voz da Crown, afirma que a empresa está ciente das dificuldades que os pequenos enfrentam e que recomendou alternativas a esses clientes.

A escassez das latas começou no segundo semestre. Pedidos que costumavam levar duas semanas para ser atendidos passaram a demorar de 8 a 12 semanas.

"Conseguimos fazer um pedido preventivo antes que surgisse pânico", disse Chris Thompson, cofundador da Whitewater Brewing, de Ontário, que obtém latas de um distribuidor independente.

"Esgotar o estoque de latas é bem sério. Você tem clientes que dependem de suas entregas e, se deixá-los na mão, há muitos concorrentes dispostos a cobrir a lacuna", diz.

A recente fusão de duas gigantes do setor de latas, Ball e Rexam, deixou os pequenos cervejeiros ainda mais preocupados com a escassez.

"Há uma nuvem pairando sobre tudo isso", diz o cervejeiro Metzger.

Ele pagou US$ 28 mil à Crown pelas chapas de impressão de seu logotipo. Mas o dinheiro será desperdiçado se tiver de encontrar outro fornecedor que aceite pedidos menores.

"Estamos encomendando o máximo que podemos da Crown antes que o pedido mínimo suba", ele disse. "Em março, a coisa pode começar a ficar assustadora".

Paul Halayko, dono da Newburgh Brewing, de Nova York, também está preocupado. "Estamos comprando latas sem marca onde quer que as encontremos, e aplicando nós mesmos os rótulos".

Tradução de PAULO MIGLIACCI

 

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