Publicidade
27/12/2015 - 01h00

Consultorias promovem reuniões restritas para executivos de alto escalão

JULIO LAMAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando um funcionário se depara com um problema no trabalho, é comum apelar a colegas ou ao chefe por soluções. Mas quando você é o presidente da empresa, o espaço para debater decisões estratégicas é menor.

De olho nesse dilema, consultorias de educação executiva e mentoria criaram encontros privados de presidentes e diretores do alto escalão em que podem debater os temas que os afligem e, claro, investir nos relacionamentos.

Bruno Santos/ Folhapress
São Paulo, SP, BRASIL- 30-10-2015: O porta-voz do Banco Bradesco, André Cano, é retratado na sede do Banco, na Cidade de Deus, em Osasco. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) *** ESPECIAIS *** EXCLUSIVO FOLHA***
André Cano, do Bradesco, em reunião na sede do banco, em Osasco

É o caso da plataforma HSM Management Hubs, criada no ano passado. A ferramenta dá acesso a conteúdos on-line sobre gerenciamento e promove encontros entre 150 gestores de grandes empresas do país, como 3M, Mcdonald's e Nestlé, e gurus globais de administração e economia, caso do Nobel de Economia Paul Krugman.

Os eventos reúnem no máximo 30 pessoas e são divididos de acordo com o cargo dos convidados (CEOs, diretores de marketing e de recursos humanos).

"Podem ser empresas de segmentos diferentes, mas todos enfrentam desafios e angústias semelhantes", diz Denis Garcia, diretor da HSM.

Os executivos não pagam para participar, mas devem se comprometer a responder questões nos encontros.

O CEO da Algar Telecom, Luiz Alexandre Garcia, diz que os debates tratam tanto da situação econômica do país quanto dos desafios do dia a dia do trabalho.

"Nos últimos dois encontros, falamos de temas como a formação de sucessores e a importância do líder como motivador. São desafios que a maioria vai encontrar ou já encontrou", afirma.

André Cano, diretor de recursos humanos do Bradesco, diz que o caráter mais intimista dos encontros ajuda a criar debates mais diretos.

"Como todos ocupam a mesma posição, se sentem mais confortáveis em tratar de temas que encontram ao longo da carreira", diz.

RELACIONAMENTO

Já Herbert Viana, diretor de marketing da Localiza, diz que as reuniões servem ainda para aprofundar as relações de negócios.

"Uma das participantes, que é minha cliente, contou que tinha problemas na relação com o nosso atendimento. Conversar pessoalmente naquele ambiente de ensino nos ajudou a encontrar a solução, discutindo juntos os desafios dos dois lados da linha", diz.

A consultoria CEOLab também oferece encontros entre o alto escalão corporativo, além de sessões de mentoria privadas para presidentes.

"Há um sentimento de isolamento entre membros do alto escalão por falta de espaço para diálogo com profissionais com problemas semelhantes", diz o fundador da consultoria, Ronaldo Ramos.

Segundo ele, os executivos buscam nesses encontros alternativas para enfrentar a pressão do trabalho. "Somos procurados quando o empresário percebe que seu repertório de ferramentas precisa de renovação."

Foi o caso do presidente-executivo da distribuidora de cestas básicas Brasil Alimentos, Pedro Bayarry.

Diretor financeiro até 2012, quando assumiu a liderança da empresa, sentiu falta de um ambiente em que pudesse tratar de temas como articulações e comportamento corporativo.

"Quando você é um diretor, tem compartilhamento de informação para o lado e para cima. No topo da lista, você sente necessidade de trocar experiências com alguém que tenha o mesmo perfil."

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag