Publicidade
03/01/2016 - 01h06

Boas ideias vêm das diferenças, diz especialista em liderança

GABRIELA STOCCO
MARCIA SOMAN
DE SÃO PAULO

No ambiente de trabalho, é preciso ver os conflitos como fonte de diversidade, da qual podem ser extraídos resultados positivos para a empresa, diz George Kohlrieser, 70, professor de liderança e comportamento organizacional do Instituto Internacional de Administração (IMD, na sigla em inglês), da Suíça.

Divulgação
Professor George Kohlrieser, do IMD, da Suíça, dá palestra
George Kohlrieser, 70, professor de liderança e comportamento organizacional do IMD

"Não devemos ter medo de conflitos. Boa parte da criatividade e das novas ideias vem deles. Só depende de como lidamos com isso", diz Kohlrieser, que já foi consultor para empresas como Accenture, Coca-Cola e IBM.

Leia trechos da entrevista concedida à Folha.

Folha - Qual o papel dos conflitos nas empresas?
George Kohlrieser - Não devemos ter medo de conflitos, porque eles são basicamente diferenças de opinião. E nós queremos ideias e personalidades diferentes para ajudar a mapear todas as possibilidades para uma empresa. Boa parte das novas ideias vem dos conflitos. Só depende de como lidamos com isso. Um grande problema é que os chefes têm medo de enfrentamentos, e fazem disso um problema em vez de focar em construir uma ponte com a pessoa da qual discordam.

Como negociar diante dessas situações?
O mais importante é construir uma relação com a outra pessoa e saber não apenas o que você quer, mas o que o outro quer. Quando isso fica claro, começam as propostas. O problema é quando as pessoas não conseguem se engajar em um processo de ganho mútuo, em que ambos cedem e recebem algo, e ficam focadas apenas em seus próprios interesses. Um bom exemplo é quando você quer um cargo, mas seu chefe diz que você não está preparado. Você deve negociar com ele. Diga qual é seu objetivo de carreira e pergunte a ele o que você pode fazer para um dia chegar lá. Em vez de discutir sobre estar pronto, pergunte que pontos você precisa desenvolver nos próximos meses.

Como o chefe pode passar segurança para a equipe apresentar ideias da qual ele discorda?
Para que as diferenças não virem conflito, o líder deve ser confiável, uma base segura. É preciso fornecer proteção, para que as pessoas não fiquem na defensiva. Nos Estados Unidos, 80% das pessoas não confiam em seus chefes. Para criar um sentimento de segurança, deve haver apoio em caso de falhas. Os líderes de alta performance jogam para ganhar mas, se eles perdem, aprendem com isso.

Quais outras características são importantes em um líder?
A primeira é ser inspirador. Isso significa não ser refém de seu medo de falhar ou errar. A segunda é sempre procurar pessoas talentosas e ajudá-las a se desenvolver. Um líder olha para as pessoas ao seu redor pensando em aprimorar qualidades, talvez até aquelas que eles mesmos não sabem que têm. A última característica é conduzir mudanças. Você deve acolher as transformações certas nos momentos certos. As pessoas temem mudanças. Mas quando você é um líder inspirador e as pessoas confiam em você, elas passam por esse processo de transformação ao seu lado porque estão dispostas a enfrentar o desconhecido.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag