Publicidade
10/01/2016 - 01h00

Aplicativos facilitam montagem de repúblicas e contratação de diaristas

GABRIELA STOCCO
MARCIA SOMAN
DE SÃO PAULO

Três estudantes do Ceará decidiram transformar um problema comum entre universitários -encontrar um local para morar- em negócio.

Lançado em dezembro, o aplicativo gratuito Minha República permite anunciar vagas em residências universitárias. Tem ainda ferramentas para dividir despesas e tarefas da casa e uma lista de compras para os jovens que moram juntos.

Segundo Luís Nascimento, 22, diretor de marketing da empresa e estudante de engenharia da computação na Universidade Federal do Ceará, pessoas de qualquer local do país podem usar a plataforma, mas o foco inicial é o mercado cearense.

Neste ano, afirma Nascimento, deve ser lançada uma nova versão do aplicativo com espaço para anúncios de imobiliárias e serviços para quem quiser alugar imóveis inteiros. Nesse caso, será cobrada uma taxa de valor ainda indefinido.

O aplicativo Diinga também foi fundado no Ceará e tem o objetivo de conectar diaristas a quem precisa de serviços de limpeza doméstica.

Reprodução
A equipe que criou o aplicativo Diinga, de diaristas: Daniel Laurindo (à esq.), 26, co-fundador, Joel Barbosa (centro), 28, CEO, e Junior Bezerra, 26, co-fundador
Os criadores do aplicativo Diinga, para contratação de diaristas: Daniel Laurindo (à esq.), 26, Joel Barbosa (centro), 28, e Junior Bezerra, 26

Na plataforma, lançada no início de novembro, os profissionais informam quais serviços prestam (lavar e passar roupa, faxinar e cozinhar) e indicam o preço. Os usuários podem escolher um diarista que atue na sua região.

O pagamento é feito com cartão de crédito pelo aplicativo, e a empresa fica com uma taxa de entre 10% e 15%.

Joel Barbosa, 28, cofundador, afirma que a empresa entrevista os candidatos a prestar serviços e pede atestado de antecedentes criminais.

Tanto os prestadores quanto os usuários são constantemente avaliados.

"Ligamos para as diaristas para saber o que acham do cliente. Na outra ponta, elas recebem uma nota do usuário pelo aplicativo e têm que manter ao menos três estrelas, de um total de cinco, para continuar no Diinga", explica Barbosa.

Duas pessoas já foram excluídas por não comparecerem no dia combinado.

Até o momento, o Diinga conta com cerca de 200 clientes ativos e mais de 70 profissionais cadastrados em São Paulo e Fortaleza.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag