Empresário cria aplicativo similar ao Tinder para unir franquias e empresários
CAIO ALFIERI
MÁRCIA SOMAN
DE SÃO PAULO
O interesse mútuo que antes formava casais, agora gera também negócios.
Utilizando a mesma tecnologia de cruzamento de dados do aplicativo de paquera Tinder, a Match Up, criada em junho passado, se propõe a unir redes de franquias e investidores em potencial.
"A lógica é a mesma do Tinder, mas nós utilizamos critérios de segmento de mercado desejado e capacidade de investimento do empreendedor para encontrar o par ideal", conta o presidente Rafael Louzada, 34.
A partir do perfil do investidor, a plataforma indica as franquias mais adequadas. Com a aprovação de ambas as partes, o "match", um chat é disponibilizado para um primeiro contato.
A função do aplicativo acaba na apresentação. "Eu nunca quis me envolver na negociação posterior", diz.
O uso da Match Up é gratuito para o potencial empresário. Já as franquias pagam R$ 3.600 por ano para estar na plataforma.
Nos sete meses de existência, o aplicativo tem mais de 5.500 usuários e 150 franquias registradas. O faturamento mensal foi, em média, de
R$ 8.000, segundo Louzada.
O empresário já tem planos de expansão. "Nós queremos ter todas as franquias do Brasil, para que, futuramente, qualquer filtro colocado no aplicativo gere resultados".
O empecilho, segundo o presidente, é encontrar parceiros dispostos a investir.
"O franchising vêm crescendo apesar do momento de crise econômica, mas nós precisamos de investimentos para conseguirmos atender a toda demanda que temos recebido", afirma.
Divulgação | ||
O presidente da Match Up, Rafael Louzada, em seu escritório em SC |
TREINAMENTO
No mesmo segmento, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) lançou o aplicativo Quero uma franquia com o intuito de capacitar empreendedores que desejam se tornar franqueados.
"O aplicativo nasceu com o objetivo de profissionalizar o franchising, levando informações ao candidato sobre como funciona o sistema de franquia", diz Ângela Manzoni, diretora de educação da ABF.
Em três meses de atuação, o aplicativo possui mil usuários. Sua lógica assemelha-se a um jogo no qual os usuários têm de responder à questões relacionadas ao universo do franchising.
" A cada cem desafios completados o usuário ganha uma medalha, e a cada 4 medalhas ele ganha um certificado digital de conclusão do curso", afirma Manzoni.
A diretora afirma que o certificado é um diferencial no mercado de trabalho.
"Esse candidato está mais preparado para analisar uma franquia, além de ser valorizado pelas redes no seu processo de seleção".
A Quero uma franquia ainda conta com textos e vídeos esclarecedores sobre o ramo. O download é gratuito.
Karime Xavier/Folhapress | ||
Diretora de educação da ABF, Ângela Manzoni, na sede da associação em SP |
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