Publicidade
31/01/2016 - 01h05

Empresário cria aplicativo similar ao Tinder para unir franquias e empresários

CAIO ALFIERI
MÁRCIA SOMAN
DE SÃO PAULO

O interesse mútuo que antes formava casais, agora gera também negócios.

Utilizando a mesma tecnologia de cruzamento de dados do aplicativo de paquera Tinder, a Match Up, criada em junho passado, se propõe a unir redes de franquias e investidores em potencial.

"A lógica é a mesma do Tinder, mas nós utilizamos critérios de segmento de mercado desejado e capacidade de investimento do empreendedor para encontrar o par ideal", conta o presidente Rafael Louzada, 34.

A partir do perfil do investidor, a plataforma indica as franquias mais adequadas. Com a aprovação de ambas as partes, o "match", um chat é disponibilizado para um primeiro contato.

A função do aplicativo acaba na apresentação. "Eu nunca quis me envolver na negociação posterior", diz.

O uso da Match Up é gratuito para o potencial empresário. Já as franquias pagam R$ 3.600 por ano para estar na plataforma.

Nos sete meses de existência, o aplicativo tem mais de 5.500 usuários e 150 franquias registradas. O faturamento mensal foi, em média, de
R$ 8.000, segundo Louzada.

O empresário já tem planos de expansão. "Nós queremos ter todas as franquias do Brasil, para que, futuramente, qualquer filtro colocado no aplicativo gere resultados".

O empecilho, segundo o presidente, é encontrar parceiros dispostos a investir.

"O franchising vêm crescendo apesar do momento de crise econômica, mas nós precisamos de investimentos para conseguirmos atender a toda demanda que temos recebido", afirma.

Divulgação
Rafael Louzada - CEO do Match Up
O presidente da Match Up, Rafael Louzada, em seu escritório em SC

TREINAMENTO

No mesmo segmento, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) lançou o aplicativo Quero uma franquia com o intuito de capacitar empreendedores que desejam se tornar franqueados.

"O aplicativo nasceu com o objetivo de profissionalizar o franchising, levando informações ao candidato sobre como funciona o sistema de franquia", diz Ângela Manzoni, diretora de educação da ABF.

Em três meses de atuação, o aplicativo possui mil usuários. Sua lógica assemelha-se a um jogo no qual os usuários têm de responder à questões relacionadas ao universo do franchising.

" A cada cem desafios completados o usuário ganha uma medalha, e a cada 4 medalhas ele ganha um certificado digital de conclusão do curso", afirma Manzoni.

A diretora afirma que o certificado é um diferencial no mercado de trabalho.

"Esse candidato está mais preparado para analisar uma franquia, além de ser valorizado pelas redes no seu processo de seleção".

A Quero uma franquia ainda conta com textos e vídeos esclarecedores sobre o ramo. O download é gratuito.

Karime Xavier/Folhapress
Diretora de educação da ABF, Ângela Manzoni, na sede da associação em SP
Diretora de educação da ABF, Ângela Manzoni, na sede da associação em SP
 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag