Publicidade
02/02/2016 - 13h00

Curso de universidade ensina empresas a dar presentes melhores aos clientes

DE SÃO PAULO

Sabe aquela caneta que você ganhou numa palestra e ficou no fundo da gaveta? Ou o pen drive que você recebeu numa reunião e nunca usou? Para os especialistas no novo conceito de "gifting" (presentear em inglês), eles não se tratam apenas de "presentes descartáveis", mas são capazes de dizer muito sobre como uma empresa se relaciona (mal) com seu público.

Marty Baldwin/Associated Press
In this photo provided by Better Homes and Gardens, for gifts that need to be shipped or stacked flat, add a fringed "belly band" around the midsection: Cut a strip of crepe paper long enough to fit the package (either lengthwise or widthwise), fold it lengthwise and cut slits along the edges to fringe. Attach to package and top with a coordinating color of ribbon. (Marty Baldwin/Better Homes and Gardens via AP) ORG XMIT: NYLS227

A especialistas em "gifting" Marina Pechlivanis defende que a escolha ideal do mimo pode fortalecer o vínculo entre uma empresa e seus consumidores. Basicamente, ao se presentear alguém com algo de alto valor, espera-se que esse mesmo valor seja recebido de volta.

"Não se trata de retribuição, mas reciprocidade", afirma Pechlivanis, professora do curso de "gifting" da ESPM.

Segundo a professora, em um cenário de crise como o atual, o investimento das marcas em funcionários conhecedores da ciência do "gifting" é fundamental.

Pechlivanis afirma que o valor do presente está no significado que carrega. "Muitas vezes algo valioso financeiramente não possui tanto significado quanto algo muito mais barato. As marcas pensam 'vou dar um vinho ao meu cliente porque eu gosto, então ele deve gostar', e não é assim que funciona".

Para ela, as teses do "gifting" podem ainda ser usadas para criar vínculos valiosos da empresa com seus colaboradores a um custo baixo. Desse modo, a marca consegue conquistar seu consumidor de modo a ser valorizado por ele, resultando em um faturamento futuro. "Esse tipo de troca é a que fica", conclui.

O curso inclui uma base teórica de antropologia e de sociologia e exemplos do mundo da política, da economia, da diplomacia e do mercado. Ainda não há data prevista para uma nova turma.

Colaborou Caio Alfieri

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag