Bicicleta inspira americana de 27 anos a criar e manter sozinha quatro empresas
CLAIRE MARTIN
DO "NEW YORK TIMES"
A empreendedora Danielle Baskin, 27, comanda seis empresas de um estúdio de 15 m² em Nova York, nos EUA, sem nenhum funcionário.
Ela criou a primeira, a Inkwell Helmets, em 2008.
Estudante de arte, ela pintou em seu capacete de bicicleta um céu azul, nuvens brancas e passou verniz brilhante, para que refletisse o sol. "Eu não tinha a intenção de transformar aquilo em uma empresa. Só achava que era um objeto bacana", diz.
Nicole Bengiveno/The New York Times | ||
Danielle Baskin pinta capacetes em estúdio de Nova York |
Quando foi parada por vários interessados em comprar um capacete parecido, descobriu um negócio.
Depois de formada e com o crescimento do comércio on-line de capacetes, Baskin começou a desenvolver novos produtos e serviços -a maioria esforços para resolver problemas que vivia.
Ao procurar uma maneira de expor e vender seus capacetes nas estações de aluguel de bicicletas espalhadas na cidade, ela comprou um velho triciclo de um amigo e fez dele uma lojinha ambulante.
Baskin percebeu que podia alugar o triciclo quando não estivesse em uso, e com isso nasceu a Peddler Pop-Ups.
Criou ainda uma capa para smartphone que se encaixa no guidão das bicicletas, que vende pela Trillobox. E opera um negócio de pintura de placas, o Signmaker.nyc.
Fora do mundo das bikes, ela ainda vende suas suas obras de arte e outros produtos via duas outras empresas.
A empresária atribui o portfólio amplo de negócios aos benefícios das plataformas baratas de comércio e serviços eletrônicos.
O potencial comercial de cada ideia nova foi testado em sites. Com o uso de ferramentas digitais de análise de acessos, entre as quais o Google Analytics e o Inspectlet, ela sabe se o projeto está atraindo internautas.
"Se ninguém vai a um determinado site ou ninguém responde a um e-mail de determinada conta, talvez a ideia não seja assim tão boa", diz a empreendedora.
Se houver procura, ela começa as vendas. As páginas incluem recursos para encomendas e pagamento.
A entrega é feita via Shyp, empresa que manda um mensageiro ao seu estúdio para recolher as peças e depois as embala e posta no correio.
A Inkwell Helmets é seu empreendimento mais bem sucedido. Em 2015, as vendas chegavam a 75 capacetes por mês, um aumento de 200% ante 2014. As peças custam de US$ 80 a US$ 300.
Tradução de PAULO MIGLIACCI
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade