Publicidade
07/02/2016 - 01h00

Bicicleta inspira americana de 27 anos a criar e manter sozinha quatro empresas

CLAIRE MARTIN
DO "NEW YORK TIMES"

A empreendedora Danielle Baskin, 27, comanda seis empresas de um estúdio de 15 m² em Nova York, nos EUA, sem nenhum funcionário.

Ela criou a primeira, a Inkwell Helmets, em 2008.

Estudante de arte, ela pintou em seu capacete de bicicleta um céu azul, nuvens brancas e passou verniz brilhante, para que refletisse o sol. "Eu não tinha a intenção de transformar aquilo em uma empresa. Só achava que era um objeto bacana", diz.

Nicole Bengiveno/The New York Times
Danielle Baskin pinta capacetes em estúdio de Nova York
Danielle Baskin pinta capacetes em estúdio de Nova York

Quando foi parada por vários interessados em comprar um capacete parecido, descobriu um negócio.

Depois de formada e com o crescimento do comércio on-line de capacetes, Baskin começou a desenvolver novos produtos e serviços -a maioria esforços para resolver problemas que vivia.

Ao procurar uma maneira de expor e vender seus capacetes nas estações de aluguel de bicicletas espalhadas na cidade, ela comprou um velho triciclo de um amigo e fez dele uma lojinha ambulante.

Baskin percebeu que podia alugar o triciclo quando não estivesse em uso, e com isso nasceu a Peddler Pop-Ups.

Criou ainda uma capa para smartphone que se encaixa no guidão das bicicletas, que vende pela Trillobox. E opera um negócio de pintura de placas, o Signmaker.nyc.

Fora do mundo das bikes, ela ainda vende suas suas obras de arte e outros produtos via duas outras empresas.

A empresária atribui o portfólio amplo de negócios aos benefícios das plataformas baratas de comércio e serviços eletrônicos.

O potencial comercial de cada ideia nova foi testado em sites. Com o uso de ferramentas digitais de análise de acessos, entre as quais o Google Analytics e o Inspectlet, ela sabe se o projeto está atraindo internautas.

"Se ninguém vai a um determinado site ou ninguém responde a um e-mail de determinada conta, talvez a ideia não seja assim tão boa", diz a empreendedora.

Se houver procura, ela começa as vendas. As páginas incluem recursos para encomendas e pagamento.

A entrega é feita via Shyp, empresa que manda um mensageiro ao seu estúdio para recolher as peças e depois as embala e posta no correio.

A Inkwell Helmets é seu empreendimento mais bem sucedido. Em 2015, as vendas chegavam a 75 capacetes por mês, um aumento de 200% ante 2014. As peças custam de US$ 80 a US$ 300.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag