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17/02/2016 - 12h12

Veja seis lições inspiradoras de Jorge Paulo Lemann

DA ENDEAVOR

Se você pudesse fazer uma pergunta ao maior empreendedor do Brasil, qual seria? Confira os conselhos de Jorge Paulo Lemann 76, do fundo de investimentos 3G Capital, dono de marcas como Heinz, Burger King e AB InBev.

"Acho que seu sonho de conquistar os mercados do Brasil e América Latina é um pouco limitado eu olharia para o mundo". Foi assim que Jorge Paulo Lemann respondeu um empreendedor que perguntava sobre a expansão de sua empresa em uma sessão de mentoria coletiva promovida no ano passado pela Endeavor.

Alan Marques/Folhapress
Veja os conselhos do bilionário Jorge Paulo Lemann para empreendedores brasileiros
Veja os conselhos do bilionário Jorge Paulo Lemann para empreendedores brasileiros

Lemann e seus sócios Beto Sicupira e Marcel Telles são donos de algumas das maiores empresas do mundo e praticam diariamente o lema "Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho".

Ele diz ter três metas de vida: deixar algum marco significativo na área de educação, empresas sólidas com possibilidades de se perpetuarem e uma família produtiva que tenha responsabilidade sobre aquilo que receber.

Lemman acredita profundamente na educação e no empreendedorismo como a base para um país andar para frente. Não é à toa que se dedica a projetos como a Fundação Estudar, Fundação Lemann, Khan Academy e a própria Endeavor.

Confira as principais dicas passadas pelo brasileiro no encontro:

1. Crise não é motivo de desespero

"O Brasil nunca é tão bom quanto poderia ser, mas também não é tão ruim quanto falam. Podemos não estar no melhor momento, mas as maiores operações que tivemos foram em época de crise. O mercado e os empreendedores do Brasil são muito bons, então é melhor olhar para frente, ver como aproveitar qualquer dificuldade e o que é possível fazer a mais".

2. Quando for buscar investimento, não olhe só para o dinheiro

"Gosto de sócio que trabalha e contribui. Como empreendedor, eu olharia para um investidor de "private equity" ponderando se ele quer apenas colocar dinheiro ou se será um sócio que vai trazer algo a mais - algum conhecimento específico, se tem um outro investimento parecido que possa trazer experiências Quanto ao momento certo para abrir as portas, quanto mais conseguir engordar o porquinho antes de buscar dinheiro dos outros, melhor. E se for buscar, não olhe só para o dinheiro, entenda o que de valor ele poderá agregar ao negócio".

3. Equilibre a vida pessoal e profissional

"Sou um cara muito organizado e disciplinado. Sempre pratiquei esporte, pelo menos uma hora por dia, seja o que estiver acontecendo no mundo. Além disso, sempre fui muito participativo com a minha família, deu tempo de fazer e criar seis filhos. Um certo equilíbrio é importante. Delego muito: nunca fiz questão de ser o cara que fazia tudo. Gastei mais tempo escolhendo e formando gente muito boa, para eventualmente dar oportunidades a eles e ter mais tempo para mim.

O segredo talvez seja ter uma mistura de disciplina e regras com base no que se quer fazer (e pessoas são diferentes, então tem que fazer regras que façam sentido para você) e ter equipes que possam transformar uma empresa".

4. Formar gente boa é o melhor negócio que se faz

"O empreendedor tem que dar grande importância ao tópico de gente. Geralmente, ele olha mais para custos e vendas e contrata alguém de RH para se ocupar do assunto. Gente é algo em que o dono tem que estar envolvido.

Na época do banco, eu entrevistava mil pessoas por ano e as acompanhava. Hoje em dia, a AB InBev tem 150 mil pessoas e, até quando vai para a China, o Conselho vai tomar café com os trainees de lá; é essencial essa mentalidade de que gente é realmente importante.

O Carlos Brito, CEO, também é extremamente ligado: ele sabe de cor a lista dos 'high potentials' [grandes potenciais] da empresa, tem uma ideia de quais são os trainees bons, onde estão, e como estão evoluindo. O Conselho discute uma vez por ano as 500 principais pessoas da empresa, o que elas têm de bom e em que precisam evoluir.

Gente é tão importante quanto vender, é tão importante quanto produzir barato. E se delegar para alguém, provavelmente não vai dar certo".

5. Cultura não se impõe, cria-se em conjunto

"Nós temos programas de trainees nos EUA, China, Europa Então apesar de sólida e firme, nossa cultura nem é mais brasileira, mas sempre foca em formar gente boa.

Sempre dedicamos um esforço enorme para treinar pessoas novas. Quando fomos para a Argentina (na compra da Quilmes), mandamos vários brasileiros que tinham sido 'criados em casa'. Para os EUA, foram 100 pessoas de todo o mundo, mas já dentro da nossa cultura. No entanto, em nenhum lugar chegamos impondo que 'nossa cultura vai ser assim'. Falamos 'a nossa é assim, como é a de vocês?', e a partir daí desenhávamos uma cultura organizacional comum.

Toda empresa tem gente boa e gente ruim: você tem que saber diferenciar o quanto antes e tomar as medidas necessárias, mesmo que termine em demissão. Em uma fusão nos Estados Unidos, por exemplo, entrevistamos as 400 pessoas do topo da empresa e ficamos com 200, mais ou menos.

O foco é remar junto, e tem funcionado bem assim".

6. Venda seu sonho grande

"Sempre vendi o sonho muito maior do que o tamanho da empresa; é claro que se você vende um sonho que não chega nem perto da realidade, a turma não acredita. Se você vende o sonho que é difícil, mas que é atingível, melhor. Assim, você vai aumentando de sonho em sonho, engajando todo mundo, conforme a empresa cresce. Nós gostamos de metas anuais 'esticadas'. Tem que ser esticada, mas não impossível".

Este artigo foi publicado originalmente no site da Endeavor. Leia aqui

 

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