Publicidade
22/02/2016 - 11h46

Feira do Empreendedor reúne ideias de negócios em São Paulo

ROBSON RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Feira do Empreendedor, organizada pelo Sebrae-SP, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, prevê reunir 120 mil visitantes e movimentar R$ 8 milhões em negócios até esta terça-feira (23).

O evento conta com consultores do Sebrae-SP, empreendedores e especialistas, que realizam palestras e consultorias sobre formalização e orientação de crédito.

Divulgação
Público participa da Feira do Empreendedor do Sebrae
Público participa da Feira do Empreendedor do Sebrae

A expectativa é que sejam realizadas mais de 50 mil capacitações nas chamadas Salas de Conhecimento.

Para quem ainda não tem ideia de qual negócio montar, essa é a oportunidade de fazer networking, conhecer novas ideias de negócios, avaliar fornecedores, checar como está seu mercado de atuação e firmar novas parcerias empresariais.

São negócios para todos os bolsos. O evento tem opções de franquias que vão de um investimento inicial de R$ 2.000 até mais de R$300 mil.

O diretor executivo da DOM 48 franchising, Pedro Fein, diz que as franquias têm crescido mesmo em ano de desaceleração, mas o associado ainda está se enrolando com fluxo de caixa. "O que ainda falta é gestão do dia a dia".

Outra opção é o mercado de beleza e moda, um dos poucos setores no Brasil que cresce com taxas acima de dois dígitos mesmo com a crise. Glenda Cardoso é consultora é a responsável pelos desfiles plus size, que acontecem no evento.

"Devido ao aumento da população com sobrepeso, que hoje já representa 51% dos adultos brasileiros, o mercado plus size está crescendo e já movimenta mais de R$ 4,5 bilhões por ano, com projeção de crescimento acima de 10% ao ano".

A oferta de tecnologia voltada para PMEs é grande principalmente entre os desenvolvedores independentes de software.

São opções de marketing digital, pagamento e uso de cartões de crédito com taxas menores, tecnologia com armazenamento de dados em nuvens, catálogos virtuais e soluções que ajudam a alcançar novos públicos e diminuir despesas.

O MVarandas, por exemplo, criou o cardápio digital para restaurantes, que oferece ao cliente a opção de pedir a refeição pelo tablete. Já o Adoora, tem uma solução que permite que revendedoras 'porta a porta' tenham um catálogo digital de produtos, facilitando a gestão de clientes, pedidos, entregas, cobranças e recebimentos.

MOMENTO DE EMPREENDER

Somente entre os expositores, serão mais de 400 empresas dispostas a fechar novos negócios com os visitantes da feira. O problema é que quem quer empreender está com pouco dinheiro.

O presidente Nacional do Sebrae, Afif Domingos, lembrou que o momento é delicado para micro e pequenas empresas, mas acredita que estimular o empreendedor é uma maneira de contribuir para o Brasil sair da crise.

"Os bancos reduziram a oferta de crédito nos três últimos meses do ano para fugir do risco, não tem dinheiro para pequenas empresas. As micro e pequenas empresas encerraram o ano com um saldo negativo, então quem quer ter um bom emprego, precisa criar um próprio", afirma Afif.

Para Paulo Skaf, presidente do Sebrae-SP, da Fiesp e do Ciesp, esse é um momento de cautela e o empreendedor não deve se endividar.

"Uma das causas da atual crise é o forte endividamento. Então para quem quer investir, o ideal é usar recursos próprios".

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag