Publicidade
06/03/2016 - 02h00

Turismo 'exclusivo' vai de salto sobre usina de Itaipu a aldeia no Vietnã

ROBSON RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Morar em uma aldeia flutuante no Vietnã e cuidar de bebês elefantes na Índia são alguns dos pacotes de viagem vendidos na agência Selection.

Cada vez mais, o turista está em busca de experiências fora dos roteiros tradicionais, diz Eduardo Gaz, 42, presidente da empresa.

O preço para realizar esse tipo de experiência varia. "Já coloquei uma pessoa num mosteiro budista mas, como os monges não aceitam dinheiro, tivemos que pagar com arroz", afirma Gaz.

Já Thiago Peretti, 38, oferece uma atração única sem sair do Brasil: um salto duplo de paraquedas sobre a usina hidrelétrica de Itaipu.

Quem se arrisca no passeio da Skydive Foz, em Foz do Iguaçu (PR), experimenta uma queda livre de 4.000 metros de altura sobre a barragem da usina.

Peretti investiu em um avião próprio para a prática do esporte, um Pilatus Porter PC-6 -modelo único no país. Ele não revela o valor da compra.

Segundo o empresário, a Skydive Foz realizou mais de 10 mil saltos a R$ 590 por pessoa nos últimos três anos.

SINTA-SE EM CASA

Cobrar o preço de uma diária em albergue e oferecer o tratamento de um resort. Foi com essa ambição que o casal Henrique Paludetto, 31, e Paula Queiroz, 30, montou em 2013 a Lobo Urban Stay.

A hospedaria fica no bairro dos Jardins, em São Paulo, e, com apenas 14 leitos, foi projetada para o cliente ter a sensação de estar em casa -incluindo a convivência com os gatos Harmonie e Luke.

Marcus Leoni - 16.dez.2015/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 16.12.15 11h. Henrique e Paula são donos do Lobo Urban Stay, um hostel com pegada de serviço personalizado. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, SUP-NEGOCIOS)
Os empresários Paula Queiroz e Henrique Paludetto e o gato Luke na Lobo Urban Stay, em SP

Os proprietários oferecem roteiros de arte e arquitetura pensados para cada hóspede, reservas em restaurantes e até viagens "bate e volta" rumo ao litoral para quem quiser dar um mergulho.

A diária varia de R$ 60 até R$ 150 com três opções de quarto: casal, família e compartilhado. O investimento foi de R$ 100 mil.

"Nosso foco não são os mochileiros que vão para a Vila Madalena, mas sim as pessoas que vêm para trabalhar ou estudar e precisam de um lugar tranquilo", diz Paludetto.

O albergue Bambu, em Foz do Iguaçu, atrai viajantes com seus roteiros de passeios na região da Tríplice Fronteira e das Cataratas do Iguaçu.

"Tomamos café no Brasil, almoçamos no Paraguai e jantamos na Argentina", diz o empresário Diogo Araújo, 31.

Além da usina de Itaipu, os roteiros incluem um templo budista e o Marco das Três Fronteiras. "Com esse formato, subimos a média de estadia de duas para três noites".

RAIO-X DO TURISMO - Mercado faturou R$ 11,9 bi em 2014<br><br><b>Nacionalidades mais recebidas, em %</b>

Para o especialista em turismo Gilmar Piolla, 46, o empresário que vai se dar bem no mercado é aquele que sair do turismo tradicional e explorar as singularidades da cultura de cada local.

O que atrapalha o negócio para roteiros internacionais é o câmbio. "O número de operações caiu 50%, mas o resultado financeiro é igual pela alta do dólar", diz o empresário. Algumas agências estão reduzindo os preços e diminuindo o número de diárias.

Para evitar uma guerra de preços neste verão de dólar valorizado, a Experimento Intercâmbio Cultural apostou em uma nova atração: nado com tubarões na África do Sul. A novidade começou a ser oferecida em janeiro a US$ 3.705, além de uma taxa de R$ 385.

RAIO-X DO TURISMO - Gasto médio diário, em US$

A empresa faturou R$ 106 milhões em 2014 e, para continuar crescendo, a diretora de operações da franquia, Fernanda Zocchio Semeoni, 50, acredita que em 2016 programas de estudo e trabalho terão maior apelo.

"Viagens que envolvam ações de voluntariado e questões ambientais também prometem ser rentáveis já que as pessoas estão mais engajadas", diz a executiva.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag