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02/03/2016 - 12h00

Em rede social, usuário 'vende' ideias de comidas e bebidas para indústria

DE SÃO PAULO

Uma cobertura para bolo que brilha no escuro. Uma gelatina para animais de estimação. Biscoitos de sushi. Uma linha de molhos feitos com cervejas.

Essas são algumas sugestões disponíveis na Planta, rede social no ar desde fevereiro em que os usuários sugerem inovações gastronômicas.

Reprodução
Plataforma colaborativa Planta
Plataforma colaborativa Planta

Quem se cadastra no site (www.planta.vc ) pode propor ideias que se encaixem dentro das seguintes categorias: experiências sensoriais, conexão natural, conveniência sustentável, brasilidade e super-ingredientes, públicos diversos ou tecnologias.

Cada sugestão fica em exposição no site por 30 dias, período no qual outros usuários podem comentá-la, curti-la, segui-la e compartilhá-la.

Depois, elas passam por análise interna de um comitê, que avalia critérios como estratégia e viabilidade técnica. Se aprovada, a sugestão começa a ser desenvolvida e testada durante seis meses.

O autor de uma ideia que chegue à etapa de desenvolvimento recebe R$ 10 mil.

A start-up nasceu da Duas Rodas, multinacional fabricante de aromas e produtos para a indústria de alimentos e bebidas. As operações das duas empresas, porém, são separadas, diz Fernando de Jesus, coordenador de inovação da multinacional e idealizador da plataforma.

De acordo com o executivo, a Duas Rodas está convidando outras empresas do segmento para participarem da Planta. Quem se interessar poderá lançar desafios próprios dentro da rede, como um novo sabor de suco com ingredientes brasileiros, por exemplo.

"Nós queremos proporcionar uma nova filosofia que permita às empresas trabalharem de modo colaborativo", diz o executivo, que não revela nomes de potenciais parceiras porque as negociações ainda não foram concluídas.

 

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