Publicidade
03/03/2016 - 12h00

Confira 5 recomendações para a hora de demitir pessoas

DA ENDEAVOR

Para muitos empreendedores, demitir seus funcionários é a parte mais difícil de ser chefe. Neste texto, temos um passo a passo de como você pode dispensar as pessoas de uma maneira que respeite as necessidades tanto do funcionário quanto da empresa.

As dicas têm como cenário casos em que os funcionários que serão demitidos são competentes, e só estão sendo dispensados porque o negócio não vai bem.

Já demitir funcionários que não são bons por seu desempenho ou conduta é um problema da área de recursos humanos, não de gestão.

Shutterstock
ORG XMIT: 53616c7465645f5ffe69d57ba38583db6cf023c80d9245f52305da5e195bb5a02705ea8dc15b0b32 Caixa de pertences, mudança, demitido, demissão. Manager fired/Shutterstock <M> ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***</M>
Demitir funcionários pode ser desafiador

1 - Crie uma boa relação com o seu time

Quando o time sabe que o gestor se importa com ele e com a empresa, ela sabe que demissões só ocorrerão se essa for a única saída que restar. Nunca é fácil ser demitido, mas é muito melhor ouvir isso de uma pessoa com quem você se importa e respeita.

2 - Encontre-se pessoalmente

Um gestor tem que encarar os funcionários que está demitindo. Existe uma razão pela qual o presidente-executivo da AOL, Tim Armstrong, recebeu tantas críticas por ter demitido seus funcionários durante uma vídeo-conferência. Se seu empregado é minimamente acessível, vá se encontrar com ele ou o chame para ir até o escritório.

3 - Comece a reunião anunciando a demissão

Você pode sentir a necessidade de fazer alguma observação, por estar se sentindo nervoso, mas isso só vai fazer você perder tempo e deixar seu funcionário ainda mais nervoso. Vá direto ao ponto, deixe claro que essa é a sua decisão final e pule o mais rápido possível para as próximas etapas da demissão.

4 - Explique o que aconteceu e o que você e a empresa farão por ele

Você deve uma explicação para o seu time, mesmo que seja algo simples como: "nós estamos sem dinheiro e essa é a única forma de continuarmos no jogo." Depois que você já deu uma explicação, foque nas atitudes concretas que você ainda pode fazer por eles. Em um nível corporativo, isso pode incluir coisas como: rescisões, instruções sobre exercícios de ações e a cobertura do plano de saúde. Em um nível pessoal, isso inclui coisas como se oferecer para escrever referências ou introduzi-los a empresas. Encoraje o ex-funcionário a fazer anotações –ele provavelmente vai estar em estado de choque e escrever essas coisas vai fazer com que ele não as confunda no futuro.

5 - Troque contatos, assim vocês podem continuar se falando

No mundo das mídias sociais, seu ex-funcionário pode ser tão importante quanto seus atuais para a sua reputação. A quem você acha que potenciais candidatos vão procurar quando você abrir alguma vaga? É seu dever manter um contato amigável com a pessoa que você teve que demitir. Colete as informações de contato deles e também as das redes sociais. Você pode até criar um grupo "alumni" no LinkedIn, para ter um mecanismo que faça com que seus ex-funcionários fiquem a par da situação da empresa. Afinal, eles ainda podem se tornar acionistas.

Pouquíssimos colaboradores trabalham sua vida inteira em uma única empresa. Se você começa um negócio, eventualmente você terá que demitir as pessoas. Mas, se você dispensá-las da forma certa, você pode manter uma relação duradoura e que mantém o seu valor, mesmo quando a relação de funcionário-patrão terminar.

Este artigo foi publicado originalmente no site da Endeavor. Leia aqui

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag