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15/03/2016 - 17h00

Quase um terço dos consumidores on-line já foram vítimas de fraude no Brasil

DE SÃO PAULO

Fraudes em compras realizadas pela internet vitimaram 28% dos consumidores brasileiros, segundo levantamento encomendado pela Oberthur Technologies, empresa especializada em segurança digital.

Entre os que passaram pelo problema, 79% mudaram seu comportamento de consumo virtual, passando a fazer menos compras ou comprando em menos sites.

Creativa/Shutterstock
Smiling woman online shopping with laptop and a credit card, shot at home. Photo Creativa / Shutterstock ORG XMIT: 53616c7465645f5fefa374e24b16e486 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

Em 70% dos casos, as vítimas perderam R$ 150. Em 34%, o prejuízo passou de R$ 500.

A expetativa da empresa é que, com a popularização dos cartões com chip em detrimento dos com tarjeta, passíveis de clonagem, os fraudadores passem a mirar o comércio eletrônico.

Apesar da desconfiança, o brasileiro está se habitando às lojas virtuais. Segundo a pesquisa, 69% dos entrevistados compram produtos ou serviços on-line mais de cinco vezes por mês e 12% chegam a realizar mais de 15 operações no período –a maioria na faixa dos 18 aos 24 anos de idade.

Em 2015, o comércio eletrônico faturou R$ 41,3 bilhões no Brasil –aumento de 15,3% em relação ao ano anterior, segundo dados da E-bit, especializada no segmento.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 21 de dezembro.

 

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