Publicidade
10/04/2016 - 02h00

Empresarios criam plataformas para vendas e trocas de milhas

GUILHERME CELESTINO
DE SÃO PAULO

O engenheiro Max Oliveira, 30, foi morar em Vitória (ES) por conta do trabalho na Vale. Ele viajava muito para visitar parentes e amigos em Coronel Fabriciano (MG), sua cidade natal.

Acostumado a usar milhas para adquirir as passagens, viu na prática uma oportunidade de negócio: criar um site onde as pessoas pudessem vender e comprar milhas.

"Muitos têm dificuldades de usar as milhas que acumulam, e elas acabam expirando", afirma Oliveira. "Do outro lado, há uma grande demanda por alternativas para pagar menos pela passagem."

Adriano Vizoni/Folhapress
SAO PAULO - SP - BRASIL, 06-04-2016, 19h20: DIRETORES MOVAMAIS. Retrato dos fundadores da Movamais: Fernando e Marco (esq p dir), startup que trabalh com premiacao em milhas para pessoas que fazem exercicio fisico. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, EMPREGOS) ***EXCLUSIVO FSP***
Empresários Fernando Aquino (esq.) e Marco Gomes, na Movamais, em SP

No site da MaxMilhas, lançado em 2013, o usuário informa o local de origem e de destino, a data da viagem e quantas passagens deseja.

A plataforma informa os voos e companhias disponíveis e o valor para comprar as milhas necessárias para cobrir o trecho.

O vendedor estipula em seu cadastro o valor que quer receber por cada lote de mil milhas.

A empresa, por sua vez, fica com cerca de 15% do valor da passagem, além de uma taxa de serviço.

Atualmente, a MaxMilhas negocia cerca de 11 mil passagens por mês, o equivalente a R$ 5 milhões.

A receita da empresa é de cerca de R$ 1 milhão por mês.

"Nosso objetivo é triplicar de tamanho neste ano e expandir nosso modelo de negócios para América Latina e EUA", diz Oliveira.

O empresário Fernando Aquino, 34, também investiu em troca de pontos como estratégia de negócio.

Ele é cofundador e diretor da Movamais, plataforma criada em 2015 na qual clientes fazem atividade física e ganham pontos, mais tarde trocados no sistema da empresa Multiplus.

Para isso, o usuário pratica caminhada, corrida, ciclismo ou atividade em cadeira de rodas conectado a um dos aplicativos parceiros -Strava, Runkeeper e MapMyRun.

Quanto mais frequente o exercício, mais pontos são acumulados por sessão.

A plataforma fatura com a venda de espaço de anúncios para a sua rede de usuários, que conta atualmente com cerca de 200 mil pessoas.

"O usuário não paga nada. Quem paga é a marca, que terá acesso a essa base de dados", afirma Aquino.

Para Rodrigo Amantea, coordenador da Educação Executiva do Insper, ao queimar etapas no comércio de milhas, a empresa oferece conveniência a vendedor e comprador.

Mas como só vende passagens aéreas, a empresa pode ter dificuldade em manter ritmo de crescimento.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag