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17/04/2016 - 02h00

Casal cria carrinho para vender champanhe nas praias do RS

GUILHERME CELESTINO
DE SÃO PAULO

Litoral combina com cerveja e caipirinha, certo? Não no norte do Rio Grande do Sul, onde o espumante passou a ser a bebida da praia.

É lá que atua a Champ's da Praia, empresa criada pela psicóloga Larissa Calheiros, 32, e seu marido, o empresário Gazi Nobrega, 35.

A ideia veio da experiência própria. Os dois são apreciadores de vinhos e espumantes e encaravam o trabalho de levar "coolers" e taças de vidro para a areia.

Divulgação
Larissa Calheiros no food park da praia de Atlântida (RS)/divulgação
Larissa Calheiros no food park da praia de Atlântida (RS)

"A gente falava de brincadeira que os carrinhos ambulantes deveriam vender os espumantes para facilitar nossa vida", diz Calheiros.

A brincadeira se tornou negócio no verão de 2015, em Capão da Canoa, onde o casal tem uma casa de praia que serviu de ponto de apoio.

Logo, contavam com quatro garçons que se revezavam nos três carrinhos atendendo ainda as praias de Xangri-lá e Atlântida, também no norte do litoral gaúcho.

A venda é feita por taça (R$ 20) ou por garrafa. Uma espumante nacional custa R$ 65, a versão francesa sai por R$ 179 e o champagne, a R$ 345. Quem compra a garrafa, ganha duas taças coloridas da marca.

Segundo Calheiros, cada carrinho vende uma média de 25 garrafas por dia.

Uma estratégia de sucesso da Champ's da Praia foi aceitar pedidos por WhatsApp. O cliente pode enviar sua localização e o carrinho vai até ele para mais uma taça.

"Não é só vender espumante, mas prestar um serviço diferenciado, com pessoal capacitado para falar sobre a bebida, abrir e servir da forma correta", explica a empresária.

Entre os clientes está a gaúcha Livia Kruel, 33, administradora de empresas. Ela mora em Indaiatuba (SP) e foi passar as férias de verão em Capão da Canoa.

Kruel diz que os preços são compatíveis com o mercado e lamenta o fato de não haver negócios similares nas praias paulistas.

"Vale bastante a pena porque sempre levei espumante para a praia e precisava carregar muita coisa, gelo, bolsa térmica. No final das contas acabava gastando quase o mesmo", afirma.

EXPANSÃO

O investimento inicial do casal foi de R$ 40 mil, o que incluiu a compra de carrinhos, freezeres, uniformes, taças e bolsas de gelo, vendidas a parte por R$ 10.

Os carrinhos operam somente nas sextas, sábados e domingos e durante as semanas de Ano Novo e Carnaval.

Para expandir o negócio, o casal está lançando um bar de vinhos itinerante: um trailer para venda da bebida em Porto Alegre.

Eles estudam ainda abrir franquias do modelo, em parcerias com vinícolas brasileiras. "Deu tão certo aceitação do público, que apareceu gente do país inteiro querendo um carrinho", afirma a empresária.

Outro plano do casal é levar os carrinhos da Champ's da Praia para eventos como feiras e festas corporativas. (guilherme celestino)

 

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