Publicidade
24/04/2016 - 02h00

Cervejarias artesanais buscam parcerias

DIEGO IWATA LIMA
DE SÃO PAULO

Seja para aprender novas práticas, trocar experiências ou aumentar o faturamento, cervejarias brasileiras estão fazendo parcerias locais e internacionais para produzir cervejas artesanais.

A Cevada Pura, criada há 14 anos em Piracicaba, interior de São Paulo, tem contratos com empresas dos EUA e da Espanha.

Ela desenvolveu uma cerveja do tipo Brown Ale (escura) feita com café e cacau junto à cervejaria Cigar City, de Tampa, na Flórida (EUA).

Divulgação
Alexandre Moraes, 46, fundador da cervejaria Cevada Pura
Alexandre Moraes, 46, fundador da cervejaria Cevada Pura

A parceria também já rendeu a produção de uma American IPA, uma versão da bebida mais amarga e encorpada, diz Alexandre Moraes, 46, fundador da Cevada Pura.

Os contratos internacionais incluem também uma Belgian Tripel com 7,5% de teor alcoólico, com adição de açafrão e pimenta rosa. A bebida foi feita em parceria com a cervejaria Domus, de Toledo, na Espanha.

"No caso da Domus, o mestre-cervejeiro Fernando Campoy veio com o açafrão embaixo do braço para a gente produzir a cerveja aqui no Brasil", conta Moraes.

Os lucros sobre as bebidas coproduzidas são divididos de forma diferente com cada parceiro internacional.

"Em alguns casos, dividimos tudo. Em outros, o que for vendido aqui no Brasil fica com a gente e o que for vendido no exterior, fica com o parceiro", explica.

A Quinta do Malte, de Socorro, também no interior de São Paulo, tem capacidade de produzir 90 mil litros/mês. Destes, metade é destinado a produzir rótulos de outras marcas e até mesmo de pessoas físicas sob encomenda.

Por cerca de R$ 45 mil em média, pode-se produzir 2.500 litros de uma receita própria -pedido mínimo aceito pela empresa.

"Se a pessoa não tiver uma receita, nossos mestres ajudam a desenvolver uma", explica César Zuccato, 34, fundador da empresa.

A Quinta, que espera repetir neste ano os 30% de crescimento registrados em 2015, produziu rótulos para o programa "Na Geral", da Rádio Bandeirantes, e para a banda de rock Angra.

Outro parceiro é Sandro Gomes, filho do comediante Mussum, dos Trapalhões.

Gomes, proprietário da Brassaria Ampolis, do RJ, produz em Socorro seus conhecidos rótulos Ditriguis (Witbier), Biritis (Vienna Lager) e Cacildis (Lager).

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag