Microsoft cria app anti-homofobia e participa da Parada do Orgulho LGBT
DE SÃO PAULO
Em parceria com o Catraca Livre e a Comparex, a Microsoft criou o aplicativo "Espaço Livre", que traça o "mapa da homofobia" a partir de denúncias de agressões físicas ou verbais contra a comunidade LGBT. O aplicativo foi criado pelos funcionários do Instituto Eldorado e por um mentor da Microsoft.
Com o "Espaço Livre" os usuários podem registar diretamente em um mapa o ponto específico do fato ocorrido. Os dados coletados produzem um mapa de calor que identifica os pontos mais violentos de cada região.
Divulgação | ||
Bandeira é estendida durante a Parada do Orgulho LGBT de 2015 |
Para utilizar o aplicativo, não é necessário cadastro o acesso é totalmente anônimo.
O usuário precisa apenas posicionar o marcador de localização no mapa e então selecionar o tipo de agressão, podendo ser física ou verbal. Assim que o registro for efetuado, a informação estará disponível para todos os usuários do aplicativo, que podem receber mensagens e avisos sobre ataques em tempo real.
O Espaço Livre está pronto e com previsão de disponibilidade nas lojas iOS, Android e Windows Phone ainda nesta semana, a fim de ser usado durante a parada LGBT e São Paulo, no próximo dia 29 (sábado). O aplicativo foi criado no último fim de semana, durante a Virada Digital, um Hackathon –maratona de criação de aplicativos– com o objetivo de desenvolver soluções com foco em questões sociais e culturais.
PARADA
Neste ano, a Microsoft vai estar pela primeira vez oficialmente presente na parada LGBT de São Paulo.
Para a participação da 20ª edição da Parada do Orgulho LGBT, que terá como tema "Lei de Identidade de Gênero Já! - Todas As Pessoas Juntas Contra A Transfobia", um grupo de funcionários da empresa vai desfilar pelo evento. Familiares, amigos e simpatizantes dos funcionários poderão se juntar ao grupo.
A empresa também aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT e seus "Dez Compromissos", uma iniciativa que reúne mais de 29 grandes empresas que atuam no Brasil.
O documento "Dez Compromissos com a Promoção dos Direitos LGBT" do Fórum de Empresas e Direitos LGBT reforça que as empresas precisam ir além da inserção de minorias em seus quadros de trabalho. É exigido que as empresas signatárias estejam dispostas a criar um ambiente que respeite os profissionais LGBT, com a promoção de debates sobre o assunto com os funcionários.
O fórum conta com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU)
"A orientação sexual e a identidade de gênero não devem ser um fator de exclusão ou impedimento para contratações e promoções de cargo. Para que a Microsoft seja melhor para nós e para nossos clientes, estamos buscando trabalhar a diversidade como prioridade. Afinal, a inovação acontece na pluralidade e não apenas na singularidade", diz Jaciguara Shibao, diretora Estratégica e Negócios da Microsoft Brasil e líder do programa de Diversidade e Inclusão da companhia.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade