Publicidade
29/05/2016 - 02h00

Start-up cria software de gestão de hospitais com método industrial

ANNA RANGEL
DE SÃO PAULO

Uma ferramenta que monitora leitos de hospitais e "avisa" quando o paciente já está internado há mais tempo do que deveria, de acordo com o diagnóstico.

Essa foi a ideia dos engenheiros Paulo Pequeno, 30, Luiza Ribeiro, 33, e do administrador Bruno Milanello, 37, ao tentar encontrar uma solução para entrar no mercado de start-ups.

A inspiração para o Mais Leitos veio de um método japonês, o Kanban, criado pela Toyota, que identifica gargalos na cadeia de produção da indústria.

Na ficha do paciente, é incluída a média de dias de internação naquele setor do hospital e por diagnóstico. Quando a estadia se aproxima à média, o leito recebe o sinal amarelo. Se ultrapassar, o sinal fica vermelho.

Diego Padgurschi/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL - 27-05-2015: Bruno Milanello, socio da empresa Mais Leitos, start-up que criou um sistema de monitoramento de leitos hospitalares e que está se expandindo aos poucos. (Diego Padgurschi /Folhapress - DESKTOP) *** EXCLUSIVO***
Bruno Milanello, sócio da empresa Mais Leitos

"Antes, esse controle era feito manualmente. O residente ficava destacado para preencher um quadro com essas informações, que se perdiam após a troca de turno", diz Paulo Pequeno.

O software pode ajudar a identificar, por exemplo, uma demanda adicional de pneumologistas por causa do frio, baseado no número de leitos ocupados por pacientes com doenças respiratórias.

Com a ajuda do programa de gestão, é possível identificar quais são os problemas para fazer com que o fluxo dos leitos seja mais rápido. "Já vimos casos em que era mais barato mandar o paciente para fazer o exame em uma unidade privada do que manter o leito parado", afirma o empresário.

O serviço é oferecido em planos, que custam, em média, R$ 7 diários por cada leito hospitalar monitorado.

A empresa não revela o faturamento, mas planeja expandir sua atuação de 5 hospitais para ao menos 50 até o fim de 2017.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag