Publicidade
05/06/2016 - 01h00

Livro traz lições das bandas de rock para o mundo dos negócios

DIEGO IWATA LIMA
DE SÃO PAULO

A maioria das empresas, mesmo as que conseguem sucesso comercial e de faturamento, não têm fãs. Mesmo as mais bem-sucedidas, normalmente, nascem e morrem sem jamais angariar seguidores. A Apple, com suas filas nas lojas a cada nova versão do iPhone, é uma exceção.

Já as bandas de rock vivem um caminho inverso.

Não interessa quão hábeis elas sejam comercialmente, é comum que existam pessoas que as sigam e se identifiquem com seus estilos.

Bandas sabem agregar seguidores, entregando aos fãs aquilo que eles desejam. Mesmo aquelas que não se veem como empresas e nem sabem que essa habilidade é muito desejada para os negócios.

Eduardo Anizelli - 26.abr.2015/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 26-04-2015, 23h20: A banda Kiss, se apresenta no segundo dia do festival Monsters of Rock 2015, na arena Anhembi em Sao Paulo. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, ILUSTRADA)
A banda Kiss durante apresentação no festival Monsters of Rock 2015, na arena Anhembi em São Paulo

Ao longo de 20 anos de carreira no jornalismo cultural, Marco Bezzi já havia notado essa dualidade e já enxergava as bandas como unidades de negócio. Partindo dessapercepção, acreditou que os artistas do seu gênero musical preferido tinham algo a ensinar a empreendedores aspirantes.

Bezzi e o colega Daniel Fernandes, especialista na cobertura de negócios, decidiram escrever, em 2014, o livro "Como o rock pode ajudar você a empreender", que chega nesta segunda (6) às livrarias.

Os sete capítulos reúnem perfis e contam passagens nas histórias de artistas consagrados do gênero que exemplificam soluções e erros aplicáveis aos negócios.

Com o capítulo dedicado ao grupo norte-americano Kiss, por exemplo, a dupla mostra a importância de um portfólio diferenciado.

O Kiss foi uma das primeiras a licenciar sua imagem para a venda de produtos.

Ao mencionar Bruce Springsteen, a dupla mostra os efeitos positivos de um contato próximo e até carinhoso com o seu consumidor.

O livro relata, por exemplo, como o cantor de Nova Jersey fez questão de ligar para familiares de bombeiros e policiais mortos no ataque ao World Trade Center, em 2001, cujos obituários mencionavam admiração pelo artista.

"Não tivemos a pretensão de fazer um guia. Mas acreditamos que falar de rock pode quebrar barreiras com pessoas que têm desejo de saber mais e que se intimidam com a linguagem dos livros de negócios", diz Bezzi.

Mesclando entrevistas com artistas, produtores, professores e casos de outras áreas, os autores conseguiram construir um livro de leitura rica, mas que também é fácil, divertida e acessível.

Como toda boa canção de rock deve ser.

*

"Como o rock pode ajudar você a empreender"
Editora: Benvirá
Quanto: R$ 24,90
Páginas: 136

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag