Livro traz lições das bandas de rock para o mundo dos negócios
DIEGO IWATA LIMA
DE SÃO PAULO
A maioria das empresas, mesmo as que conseguem sucesso comercial e de faturamento, não têm fãs. Mesmo as mais bem-sucedidas, normalmente, nascem e morrem sem jamais angariar seguidores. A Apple, com suas filas nas lojas a cada nova versão do iPhone, é uma exceção.
Já as bandas de rock vivem um caminho inverso.
Não interessa quão hábeis elas sejam comercialmente, é comum que existam pessoas que as sigam e se identifiquem com seus estilos.
Bandas sabem agregar seguidores, entregando aos fãs aquilo que eles desejam. Mesmo aquelas que não se veem como empresas e nem sabem que essa habilidade é muito desejada para os negócios.
Eduardo Anizelli - 26.abr.2015/Folhapress | ||
A banda Kiss durante apresentação no festival Monsters of Rock 2015, na arena Anhembi em São Paulo |
Ao longo de 20 anos de carreira no jornalismo cultural, Marco Bezzi já havia notado essa dualidade e já enxergava as bandas como unidades de negócio. Partindo dessapercepção, acreditou que os artistas do seu gênero musical preferido tinham algo a ensinar a empreendedores aspirantes.
Bezzi e o colega Daniel Fernandes, especialista na cobertura de negócios, decidiram escrever, em 2014, o livro "Como o rock pode ajudar você a empreender", que chega nesta segunda (6) às livrarias.
Os sete capítulos reúnem perfis e contam passagens nas histórias de artistas consagrados do gênero que exemplificam soluções e erros aplicáveis aos negócios.
Com o capítulo dedicado ao grupo norte-americano Kiss, por exemplo, a dupla mostra a importância de um portfólio diferenciado.
O Kiss foi uma das primeiras a licenciar sua imagem para a venda de produtos.
Ao mencionar Bruce Springsteen, a dupla mostra os efeitos positivos de um contato próximo e até carinhoso com o seu consumidor.
O livro relata, por exemplo, como o cantor de Nova Jersey fez questão de ligar para familiares de bombeiros e policiais mortos no ataque ao World Trade Center, em 2001, cujos obituários mencionavam admiração pelo artista.
"Não tivemos a pretensão de fazer um guia. Mas acreditamos que falar de rock pode quebrar barreiras com pessoas que têm desejo de saber mais e que se intimidam com a linguagem dos livros de negócios", diz Bezzi.
Mesclando entrevistas com artistas, produtores, professores e casos de outras áreas, os autores conseguiram construir um livro de leitura rica, mas que também é fácil, divertida e acessível.
Como toda boa canção de rock deve ser.
*
"Como o rock pode ajudar você a empreender"
Editora: Benvirá
Quanto: R$ 24,90
Páginas: 136
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade