Publicidade
19/06/2016 - 02h00

Publicitário cria a primeira franquia de asfalto ensacado

DIEGO IWATA LIMA
DE SÃO PAULO

Jorge Coelho, 35, estudou publicidade por acaso, ele mesmo diz. Depois de ter trabalhado como office-boy em uma marmoraria, na adolescência, o empresário decidiu que seguiria carreira na área da construção civil.

Mas, ao chegar à Espanha para estudar, percebeu que o conhecimento que tinha do idioma castelhano não era suficiente para encarar um curso da área de exatas, tão cheio de termos técnicos. E optou pela cadeira na área de humanas, onde compreendia o que era dito pelos professores e se fazia compreender.

Tal desvio não impediu que Coelho seguisse apaixonado pelo tema e achasse maneiras de se especializar na área com outros cursos.

Hoje, ele tem a Único, uma franqueadora na área de construção civil com um produto exclusivo, pioneiro nacional em seu segmento.

Coelho comercializa asfalto industrializado ensacado graças a uma fórmula desenvolvida por ele mesmo. O produto pode ser aplicado a frio, sem necessidade de grande maquinário para assentar.

Divulgação
Jorge Coelho, presidente da Unico, franquia que vende asfalto ensacado Credito: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM**
Jorge Coelho, presidente da Único, franquia que vende asfalto ensacado

"Mas a fórmula é só uma parte do segredo. O que realmente permite que eu consiga franquear a operação é aquilo ali", disse ele à Folha ao apontar para uma máquina de fabricação de asfalto, durante a 25ª ABF Expo, feita do setor de franchising, onde foi expositor.

A Único desenvolveu um maquinário em tamanho reduzido que permite ao franqueado fabricar e embalar asfalto para uso imediato.

Em comparação à unidade central, cada franquia da Único produz asfalto em escala 20 vezes menor.

A quantidade é perfeita para os pequenos reparos que precisam ser feitos nas áreas urbanas, trabalho que é desprezado pelos fornecedores de asfalto de grande porte, mas que é ouro para as pequenas, como os franqueados de Coelho.

Surgida em 2001, a empresa decidiu seguir para o formato de franquia em 2014.

"Eu sou um cara que vai para as obras, que vai para o campo e cobro isso de quem trabalha comigo. E acho que só quem é dono, como um franqueado, vai ter esse nível de comprometimento", diz.

A Unico tem hoje 76 franquias em todo o país, com investimento inicial de R$ 480 mil (já com capital de giro).

A opção pelo modelo de expansão com franquias veio após uma imersão de sete anos do empresário para apender a operar no setor.

"Meu conselho de administração demorou para aprovar o modelo", diz ele, que já formata sua entrada no mercado norte-americano.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag