Como aumentar o envolvimento do franqueado e estimular sua opinião?
DE SÃO PAULO
Antes mesmo de a economia colaborativa se consolidar como uma tendência, as grandes franquias já faziam uso de processos de gestão que tinham como objetivo captar opiniões dos franqueados para melhorar o negócio.
Aumentar participação de quem está lidando diretamente com o público pode ser decisivo para o sucesso.
Shutterstock | ||
Saiba como aproveitar melhor a opinião do franqueado |
Crowdmarketing
Os franqueados já colaboram com o fundo de propaganda, que pode ser considerada um crowdfunding. Esse capital, que será gasto em marketing institucional, pode ser aplicado também em campanhas adaptadas para mercados locais
Conselho deliberativo
Há marcas que elegem franqueados de sucesso para representarem regiões em conselhos deliberativos nas diretorias de marketing, gestão e capacitação. Eles ajudam a trazer para o corporativo a visão da rua
Ouvir antes de mudar
Antes de mudar a identidade, é essencial escutar os franqueados. Em 2015, a rede norte-americana Popeyes teve que voltar atrás após franqueados desaprovarem mudanças que elitizavam a marca e afastavam a clientela
G20
Empresas que possuem diretorias com representantes franqueados para discutir produtos e operações devem entender que não basta ouvir. A aplicação das recomendações deve ser acompanhada de ações com base nelas para estimular o engajamento deles com a marca.
Caroline Bittencourt, diretora de inteligência do Grupo Bittencourt
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade