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21/05/2011 - 00h10

Campanha de marketing por e-mail pede objetividade

DANIELE MAIA TELLES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O e-mail é a principal ferramenta do marketing direto hoje.

Das campanhas brasileiras contabilizadas pela Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto), 78% o utilizam.

O desafio, no entanto, é saber como utilizá-lo de maneira eficiente e sem que ele seja deletado como spam.

O primeiro passo é pedir autorização prévia, segundo Eduardo Ayrosa, professor da FGV/Ebape (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas).

"Receber uma mensagem que você não solicitou é uma agressão, como se você fosse parado na rua e obrigado a receber uma informação", diz Ayrosa, que considera a iniciativa como antipropaganda.

Para que seu e-mail marketing não vá parar na lixeira, a dica é ser objetivo. No assunto, a empresa deve unir clareza e criatividade, segundo Ayrosa.

Outra recomendação é segmentar os comunicados de acordo com os públicos de interesse, afirma Edson Barbieri, CEO da Frontier Digital Business, empresa especializada em soluções para marketing digital.

"As empresas devem coletar o máximo de informações sobre seu público e atualizá-las", complementa. O acompanhamento dos resultados da comunicação, dizem os especialistas, é importante para avaliar o que melhor funciona com o público.

Para ajudar as empresas que têm dúvidas a respeito do tema, a Abemd elaborou o Código de Autorregulamentação para Prática de E-mail Marketing. Uma das recomendações é que o comunicado tenha a opção de ser cancelado, se assim ele desejar.

Os 10 passos do e-mail marketing eficaz:

  • Não compre lista de endereços, pois são antiéticos e podem não trazer o retorno desejado
  • Tenha uma política de captação de e-mail clara. Sorteios, pesquisas, feiras e eventos são boas oportunidades para contatar esse cliente
  • Só mande e-mail com autorização do cliente, e garanta a opção de descadastramento automático caso o destinatário não tenha mais interesse de receber e-mails
  • Exclua da lista os e-mails que retornem com erros definitivos de envio. Se possível, invista em um programa que lhe ofereça dados sobre o retorno das ações (quantas pessoas abriram o e-mail, quantas realizaram a ação final desejada com o e-mail marketing)
  • Planeje a campanha com vistas aos objetivos de sua empresa
  • Invista na informação criteriosa sobre seu cliente e segmente a sua base de dados para direcionar informações de acordo com o perfil
  • Não envie e-mail só com imagens ou utilizando Flash. Dê uma opção para que ele abra a mensagem em um link
  • Não envie arquivo anexo, pois os programas de e-mail podem interpretá-lo como spam.
  • Pelo mesmo motivo, evite palavras como "grátis", "clique aqui", "promoção", "oferta" e "o mais barato"
  • Siga as regras do Capem. Ou seja, tenha boas práticas de conduta e sempre respeite o que foi acordado (se foi) no momento da coleta da autorização.

Fontes: entrevistados

 

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