Publicidade
01/06/2011 - 07h13

Especialistas indicam 10 passos para ter sucesso como autônomo

DANIELE MAIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ser um profissional autônomo tem suas vantagens, como não ter de se reportar a chefias e fazer o próprio horário de trabalho.

Mas essa opção, tão comum entre médicos, advogados, dentistas, arquitetos e contadores, não é adequada para qualquer pessoa.

Segundo Francisco Marins, gerente de Educação e Cultura Empreendedora do Sebrae-RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ser um excelente profissional não significa ser um autônomo bem-sucedido.

"É preciso se planejar, conhecer o mercado, investir em rede de contatos para captar e fidelizar clientes e entender minimamente sobre gestão orçamentária", orienta.

Para o administrador Fábio Zugman, autor dos livros "Empreendedores Esquecidos" e "Administração para Profissionais Liberais", dois dos principais pontos a serem observados são a administração financeira --não confundir o dinheiro do negócio com dinheiro pessoal-- e a rede de contatos. "Você é seu cartão de visitas", resume.

Vivek Chugh/StockPhotos
Arquivo - Business Card Photo/Vivek Chugh /StockPhotos/ Jan 2, 2008 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Planejamento é fundamental para o autônomo bem-sucedido

Veja, a seguir, dez orientações dos especialistas para ter sucesso na carreira como autônomo.

1. Ter planejamento: pesquise e conheça a área de atuação do seu trabalho. Se for montar um escritório/consultório, procure saber, por exemplo, se o bairro escolhido tem uma oferta grande desse tipo de serviço. Verifique a concorrência, faça uma estimativa de gasto inicial e veja se o orçamento está adequado ao seu bolso.

2. Gerenciar contas: dinheiro profissional não é dinheiro pessoal. Não comece a vida de autônomo com a ideia de ter uma boa remuneração no começo. Reserve um fundo, suficiente para seis meses, para contas fixas, como secretária, aluguel e conta de telefone.

3. Trabalhar em equipe: é bom conhecer todo o funcionamento do negócio, mas não vale se martirizar por não saber tudo. Se tentou e não conseguiu cuidar da contabilidade, por que não terceirizar um contador? Pode sair mais barato pagar esse profissional do que gastar horas tentando entender algo que não domina.

4. Investir em capacitação: é preciso dar conta da área de atuação, gerenciar pessoas e controlar finanças. Para não se sentir "jogado aos leões", uma boa opção é fazer cursos voltados a gestão.

5. Administrar o tempo: Muitas vezes, o profissional autônomo trabalha de casa. Se isso acontece, redobre a atenção. Não é porque você está em casa que tem que se distrair com demandas como filho, campainha, vizinha. Para evitar melindres, vale uma conversa franca assim que iniciar as atividades em casa.

6. Utilizar redes sociais a seu favor. Em vez de gastar horas e horas no perfil pessoal, crie um profissional e invista nele.

7. Tirar férias: todo profissional precisa de descanso para repor energias e voltar com mais afinco, disposição e ideias. Para isso, você precisa planejar o trabalho, compensando a ausência nas férias.

8. Evitar cheque especial: segundo os consultores, muitos profissionais recorrem a essa ferramenta, principalmente no início. É melhor fugir dos juros, de, em média, 8,90% ao mês, do cheque especial e verificar as taxas para capital de giro e investimento.

9. Ampliar a rede de contatos: Captação de clientes é fundamental para o faturamento. Converse com pessoas na padaria, na academia, no clube, na praia, no jogo de futebol e na festa de família e tenha sempre em mãos um cartão de apresentação.

10. Investir no marketing pessoal: Não aposte apenas na competência profissional. Principalmente para os autônomos, vale aquela máxima: as pessoas precisam ser vistas para serem lembradas --seja pela aparência, pelo local de trabalho ou por telefonar para clientes em datas específicas.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade


Pixel tag