Publicidade
08/07/2011 - 07h20

Programas gratuitos de gestão auxiliam pequenas empresas

TERCIO SACCOL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Atualizado às 13h16.

Buscar softwares para cada área de gestão é uma tarefa complexa para empresas pequenas seja pela carência de recursos financeiros, seja pela lacuna de profissionais capacitados e de experiência no uso dos recursos tecnológicos.

Na internet, contudo, há opções de softwares gratuitos para empreendedores que precisam gerenciar estoque, coordenar folha de pagamento, controlar entrada e saída de funcionários e agilizar a comunicação interna, entre outras atividades rotineiras.

Na avaliação de Kelly Carvalho, assessora econômica do Conselho da Pequena Empresa da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o uso adequado de softwares de gestão pode até contribuir para a redução do índice de fechamento de empresas de pequeno porte no país. "Uma das grandes causas da mortalidade de pequenos negócios é a utilização equivocada de ferramentas para gestão", avalia.

"Eles [softwares gratuitos] não contam com soluções completas, mas atendem a até cerca de 80% das necessidades de empresas de diferentes segmentos", pondera Suemitsu Osada, consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A eficiência das ferramentas, no entanto, não garante que elas sejam suficientes para todos os tipos de negócio, alerta Osada. No caso de empresas que atuam em segmentos específicos, como livrarias e padarias, exemplifica, "a exigência por programas mais elaborados é ainda maior".

Em muitos casos, as restrições dos softwares podem até encarecer o que é, em tese, gratuito. "É importante ter em mente que a empresa pode depender de mão de obra para instalar e manter o software e também para cobrir o gargalo que a tecnologia deixa a desejar", avalia Ailton dos Santos da Silva, supervisor de tecnologia da informação da Contmatic, desenvolvedora de softwares.

O profissional alerta, ainda, que as ferramentas gratuitas tornam-se obsoletas a medida que a empresa cresce. "Neste caso, a ferramenta paga torna-se uma necessidade", aconselha Silva.

ONDE ENCONTRAR
Baixaki
Hábil Empresarial
Softonic
Superdownloads

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag