Publicidade
14/08/2011 - 07h26

Ao participar de feiras, pequenos empresários devem negociar espaço

PATRÍCIA BASÍLIO
DE SÃO PAULO

Investimento certo feito no destino errado. Essa foi a avaliação feita por Julio Neves, 34, diretor da Kangoo Jumps, importadora de equipamento para ginástica, após gastar R$ 100 mil para expor em feira nacional de corrida.

A "desorganização dos responsáveis pelo evento", diz, resultou na demora para assinar o contrato de aluguel do estande e no maior gasto com a montagem do espaço -pela proximidade da feira. Ele esperava gastar 20% menos.

"Além do estresse que tivemos, a quantidade de visitantes da feira foi inferior à informada pelos promotores."

Ciente do prejuízo que um investimento mal realizado pode trazer, o empresário passou a pesquisar o histórico dos eventos antes de fechar contrato. "Quem quer participar de tudo não participa de nada", analisa.

Deixar de planejar os gastos é o maior erro cometido por micro e pequenos empresários, afirma Alberto Moane, diretor-geral do Grupo Alatur, que presta consultoria de eventos para empresas.

"[Os empreendedores] acreditam que a feira pode trazer resultado positivo e, com isso, investem além do que poderiam", considera.

Para Fernando Serra, diretor de produtos educacionais da HSM Educação, nem todos os negócios têm estrutura para participar de eventos.

Antes de expor produtos, aconselha, a empresa deve ter condições físicas e logísticas para atender uma quantidade maior de clientes. "Iniciativas básicas de marketing, como elaboração de catálogos e criação de website, são mais baratas e devem ser priorizadas", acrescenta.

ESCOLHA DO LOCAL
Antes de fechar contrato para exposição em feira, é preciso avaliar o perfil do evento e o local onde o estande será montado.

Pontos privilegiados, como próximos à entrada e nas extremidades de um bloco, aumentam as chances de o estande ser visitado, orienta Edson Sadao, especialista em administração da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).

Alexandre Rezende/Folhapress
Ruy Stöd, gerente de vendas de uma empresa de malas e bolsas, participa de duas feiras nacionais por ano
Ruy Stöd, gerente de vendas de uma empresa de malas e bolsas, participa de duas feiras nacionais por ano

Antes de fechar contrato com promotoras de eventos, Ruy Assumpção, 57, gerente de vendas da Stöd, fabricante de mochilas, faz um cronograma com todos os eventos ligados ao setor de bolsas. No relatório, afirma ele, também inclui os espaços que deseja e pode ocupar em cada feira.

"Escolho estandes médios em locais com fácil acesso, mas não deixo de priorizar o custo, que deve ser compatível com o orçamento da empresa", diz Assumpção, que participa como expositor de duas feiras nacionais por ano.

Para aliviar os gastos, Olavo Henrique Furtado, coordenador de pós-graduação e MBA da Trevisan Escola de Negócios, aconselha ao empresário buscar parcerias e pesquisar eventos regionais ou segmentados.

"Em grupo, pequenos empresários podem barganhar desconto em aluguel de estande, transporte e hospedagem", indica Furtado.

Eventos menores e mais focados têm custo menor e podem trazer resultados superiores. "[Nessas feiras,] o empresário pode conseguir alugar um espaço melhor localizado que em um evento de porte maior", compara.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag