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26/08/2011 - 07h20

Entre redes sociais, Facebook é aposta de empresários

MARCOS DE VASCONCELLOS
DE SÃO PAULO

Orkut, Facebook, Twitter, LinkedIn, Foursquare, Youtube. Com tantas redes sociais e sites voltados para a interação, fica difícil saber qual é ideal para o negócio e como gerenciar as interações.

O especialista em marketing digital Denis Zanini, que ministra o curso Como Destacar Sua Empresa nas Mídias Sociais, aconselha a entrar na rede oferecendo serviços.

"Colocar vídeos no Youtube ensinando receitas ou algum serviço voltado ao seu setor vai angariar mais pessoas do que uma página com o nome da loja", diz Zanini.

O Twitter, explica, serve como chamariz para levar pessoas à sua página no Facebook ou ao site da empresa. Já o Orkut e o Facebook são úteis para manter o relacionamento com a clientela e criar promoções.

Gabriel Borges, fundador da LikeStore, que desenvolve ferramentas para vender produtos em redes sociais, afirma que o Facebook é o melhor site para quem tem um negócio.

"As outras redes são feitas para pessoas físicas. No Facebook, você pode ter uma página da empresa, com sua marca e seus produtos, para interagir com a comunidade", diz Borges.

Renato Delboni, 35, sócio da loja O ovO, microempresa que vende camisetas e acessórios, concorda. Ele tem perfis no Twitter, no Orkut e no Facebook, mas diz que é no último que vê maior interação com a clientela.

"No Orkut, há muitos perfis falsos, o que não dá credibilidade para a rede", reclama Delboni. Ele criou sua página no Facebook em 2010 e afirma manter "uma relação de pessoa jurídica bem próxima à de pessoa física" com seus clientes.

Na página do Facebook de O ovO, é possível encontrar promoções, conversas com fregueses e, desde o mês passado, comprar os produtos da loja.

O retorno não foi significativo nesse período, segundo ele. Mas Delboni diz confiar que as vendas pela rede social vão aumentar.

 

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