Publicidade
08/01/2012 - 20h28

Fabricantes de automóveis preparam lançamentos 2012/2013

DE SÃO PAULO

Atualizado às 20h30.

Carretas abarrotadas do novo Peugeot 308 cruzaram o país na semana passada. Em São José dos Campos (97 km a nordeste de São Paulo), a Chevrolet acelera a produção da picape Colorado, sucessora da S-10, que chega às lojas no próximo mês. A Ford apresentou o novo EcoSport.

Divulgação
Picape Chevrolet Colorado, a nova S-10, chega em fevereiro
Picape Chevrolet Colorado, a nova S-10, chega em fevereiro

Este ano mal começou e os fabricantes já estão em 2013. A fartura confirma o bom momento do setor. Se as previsões apuradas pela Folha se confirmarem, um novo modelo (ou versão) será lançado a cada três dias, em média. Serão mais de cem novidades ao longo de 2012.

A primeira entre as nacionais foi revelada na quarta-feira passada: o novo EcoSport. A Ford do Brasil relutou, mas teve de aceitar o cronograma de apresentação do carro proposto pela matriz.

Ele foi exibido simultaneamente em Brasília e no Salão de Nova Déli, Índia, mas as vendas só devem começar entre maio e junho, com chance de antecipação para abril.

A fábrica de Camaçari (BA) já reduziu em 30% a produção do EcoSport atual. Nas lojas, o jipinho é comercializado com bônus da montadora. Enquanto isso, o Renault Duster abre vantagem na primeira colocação do segmento.

Divulgação
Vendas do novo EcoSport começarão no segundo trimestre
Vendas do novo EcoSport começarão no segundo trimestre

Mas o novo EcoSport promete. Terá botão de partida que dispensa a chave no contato, acabamento caprichado (ponto fraco do atual) e motores atualizados -1.6 Sigma, 2.0 Duratec e uma terceira opção, mantida em segredo.

O desenho ficou moderno e agradável, com vincos que lembram músculos, linha de cintura elevada e janelas estreitas. A grade se configurou um tanto exagerada, mas condizente com a proposta. É o primeiro Ford nacional a seguir o estilo Kinetic 2, nova linguagem visual da marca.

Divulgação

Por falar em beleza, a Citroën prepara o lançamento do DS3, seu hatch compacto esportivo que vai brigar com BMW Mini e Audi A1.

O novo francês chegará às lojas até o fim do primeiro semestre. A marca prepara também a nova geração do C3. Em desenvolvimento, a versão brasileira deverá estar no salão de São Paulo, em outubro.

Há muito mais a caminho. O Chery S-18 1.3, primeiro chinês "flex", chegará às lojas nesta semana, a R$ 31.990. Até março, o novo Fiat Siena fará sua estreia.

Diogo Shiraiwa/Editoria de Arte/Folhapress

Entre os fabricantes nacionais, destaque para a Chevrolet. Além da picape Colorado, a marca prepara outros lançamentos de peso, como o Sonic (previsto para maio), o Cruze hatch (abril), o Cobalt 1.8 automático (segundo trimestre), a nova Blazer (fim do ano) e os projetos PM5 e PM7 (Meriva e Zafira), cuja data de apresentação não foi revelada.

Divulgação
Chevrolet Sonic chegará ao Brasil em breve
Chevrolet Sonic chegará ao Brasil em breve

A GM também promete lançar o novo Malibu. O carro brigará com a segunda geração do Ford Fusion, que será apresentada nesta semana no Salão de Detroit e chegará ao Brasil no segundo semestre.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag