Publicidade
08/01/2012 - 20h28

Fabricantes de automóveis preparam lançamentos 2012/2013

DE SÃO PAULO

Atualizado às 20h30.

Carretas abarrotadas do novo Peugeot 308 cruzaram o país na semana passada. Em São José dos Campos (97 km a nordeste de São Paulo), a Chevrolet acelera a produção da picape Colorado, sucessora da S-10, que chega às lojas no próximo mês. A Ford apresentou o novo EcoSport.

Divulgação
Picape Chevrolet Colorado, a nova S-10, chega em fevereiro
Picape Chevrolet Colorado, a nova S-10, chega em fevereiro

Este ano mal começou e os fabricantes já estão em 2013. A fartura confirma o bom momento do setor. Se as previsões apuradas pela Folha se confirmarem, um novo modelo (ou versão) será lançado a cada três dias, em média. Serão mais de cem novidades ao longo de 2012.

A primeira entre as nacionais foi revelada na quarta-feira passada: o novo EcoSport. A Ford do Brasil relutou, mas teve de aceitar o cronograma de apresentação do carro proposto pela matriz.

Ele foi exibido simultaneamente em Brasília e no Salão de Nova Déli, Índia, mas as vendas só devem começar entre maio e junho, com chance de antecipação para abril.

A fábrica de Camaçari (BA) já reduziu em 30% a produção do EcoSport atual. Nas lojas, o jipinho é comercializado com bônus da montadora. Enquanto isso, o Renault Duster abre vantagem na primeira colocação do segmento.

Divulgação
Vendas do novo EcoSport começarão no segundo trimestre
Vendas do novo EcoSport começarão no segundo trimestre

Mas o novo EcoSport promete. Terá botão de partida que dispensa a chave no contato, acabamento caprichado (ponto fraco do atual) e motores atualizados -1.6 Sigma, 2.0 Duratec e uma terceira opção, mantida em segredo.

O desenho ficou moderno e agradável, com vincos que lembram músculos, linha de cintura elevada e janelas estreitas. A grade se configurou um tanto exagerada, mas condizente com a proposta. É o primeiro Ford nacional a seguir o estilo Kinetic 2, nova linguagem visual da marca.

Divulgação

Por falar em beleza, a Citroën prepara o lançamento do DS3, seu hatch compacto esportivo que vai brigar com BMW Mini e Audi A1.

O novo francês chegará às lojas até o fim do primeiro semestre. A marca prepara também a nova geração do C3. Em desenvolvimento, a versão brasileira deverá estar no salão de São Paulo, em outubro.

Há muito mais a caminho. O Chery S-18 1.3, primeiro chinês "flex", chegará às lojas nesta semana, a R$ 31.990. Até março, o novo Fiat Siena fará sua estreia.

Diogo Shiraiwa/Editoria de Arte/Folhapress

Entre os fabricantes nacionais, destaque para a Chevrolet. Além da picape Colorado, a marca prepara outros lançamentos de peso, como o Sonic (previsto para maio), o Cruze hatch (abril), o Cobalt 1.8 automático (segundo trimestre), a nova Blazer (fim do ano) e os projetos PM5 e PM7 (Meriva e Zafira), cuja data de apresentação não foi revelada.

Divulgação
Chevrolet Sonic chegará ao Brasil em breve
Chevrolet Sonic chegará ao Brasil em breve

A GM também promete lançar o novo Malibu. O carro brigará com a segunda geração do Ford Fusion, que será apresentada nesta semana no Salão de Detroit e chegará ao Brasil no segundo semestre.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade


Livraria da Folha

Geração de Valor

Geração de Valor

Flávio Augusto da Silva

Comprar
Adeus, Aposen- <br> tadoria

Adeus, Aposen-
tadoria

Gustavo Cerbasi

Comprar
Despertar Profis- <br> sional

Despertar Profis-
sional

Daniela Do Lago

Comprar
A Linguagem Corporal dos Líderes

A Linguagem Corporal dos Líderes

Carol Kinsey Goman

Comprar