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12/02/2012 - 07h21

Sambódromo pode ter carro alegórico motorizado pela primeira vez

RICARDO RIBEIRO
DE SÃO PAULO

Os carros motorizados serão minoria na avenida paulistana, quadro que deve mudar no desfile de 2013. No Rio, a tração humana foi abandonada há tempos no Grupo Especial.

Em São Paulo, os carros alegóricos pesam cerca de 12 toneladas. Cabe aos merendeiros empurrar os veículos -eles são chamados assim porque recebiam uma merenda como pagamento em outros tempos, contam os sambistas. Em média, são 20 para cada carro.

Danilo Verpa - 3.mar.2011/Folhapress
Preparação de carro alegórico da Perola Negra, em 2011
Colaboradores preparam carro alegórico da escola de samba Perola Negra para o Carnaval 2011 em São Paulo

No Rio, a motorização deu asas à imaginação dos carnavalescos por permitir a criação de carros maiores. Eles chegam a pesar 40 toneladas, mas as alterações na estrutura são menores. Além do chassi, é mantida quase toda a dianteira do caminhão ou do ônibus.

Secreto, cokpit de carro alegórico lembra o dos Flintstones

A carcaça é retirada, mas ficam motor, caixa de câmbio, pedais, banco e volante. A carroceria cresce em 50% com o alongamento dos eixos dianteiro e central e do diferencial. Os veículos têm, em média, 20 metros de comprimento e 10 metros de altura. Como algumas alegorias ficam para fora, a largura chega a oito metros na avenida.

HOLLYWOOD

"Está virando Hollywood. O Carnaval evoluiu e ficou muito profissional. A montagem dos carros alegóricos tem engenheiro responsável e é acompanhada por uma equipe técnica", explica Elcio Paim, responsável pelos carros da Unidos da Tijuca.

Quando os carros usam motor, evita-se obstruir o campo de visão do motorista e a posição de guiar é mais alta. Há uma pequena janela, mas o espaço do piloto fica escondido. Um dos recursos é cobri-lo com uma película escura, como em automóveis.

Um gerador a diesel mantém funcionando alegorias que usam luzes, robôs, gelo seco e cascatas.

"Antes tinha incêndio, mas hoje o risco de acidente reduziu muito. É obrigatório, por exemplo, ter dois extintores na frente e dois na traseira. Tudo é fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros", diz Paim.

 

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