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20/03/2012 - 07h28

Híbrido, Prius tem consumo similar a de uma motocicleta

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A GAMAGORI (JAPÃO)

O híbrido mais vendido no mundo chegará ao Brasil no segundo semestre de cara nova. Ou melhor, de para-choque novo. Mas a leve remodelação na dianteira não chama tanto a atenção quanto as médias de consumo: 20,7 km/l na cidade e 24,2 km/l na estrada, recorde entre os carros que já passaram pelo teste Folha-Mauá.

O segredo está na mecânica bastante sofisticada, que une um motor 1.8 à combustão a um elétrico.

Mitsuru Kotake/Divulgação

No modo EV (totalmente elétrico), o carro consegue rodar a velocidades de até 50 km/h sem queimar nenhuma gota de gasolina por vários quarteirões. Nessa situação, no entanto, o Prius ganha velocidade lentamente e o motorista precisa ter um pouco de paciência.

VÍDEO GAME

Para dispensar o combustível fóssil, a carga da bateria precisa estar completa. O reabastecimento é automático: aproveita-se a energia dissipada em frenagens e desacelerações, por exemplo -tecnologia presente nos F-1.

O procedimento pode ser visualizado no andar superior do painel. A animação chega a ser mais agitada que o próprio trânsito, portanto, não se distraia.

A viagem ganha emoção quando o botão "power" (força) no console é pressionado.

Aí os 1.805 kg do hatch passam a ser empurrados por todos os 138 cv que os dois propulsores geram em conjunto.

Editoria de Arte/Folhapress

O espaço e o bom acabamento interno colocam o Prius em um nível superior ao do "irmão" Corolla.

Antes assim, pois o híbrido será bem mais caro. O preço estimado é de R$ 110 mil, já com o reajuste do IPI para importados.

O repórter viajou a convite da Toyota, que cedeu o Prius para teste no Brasil

 

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