Publicidade

 

Publicidade

 
19/08/2012 - 06h03

Honda NC 700X e Kawasaki Versys 650 encaram asfalto e terra

GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Lançada como uma proposta diferente no segmento de alta cilindrada, a Honda NC 700X é uma moto polivalente, com aptidões para asfalto e terra. A novidade começa a ganhar as ruas brasileiras e já enfrenta a Kawasaki Versys 650, também japonesa e de características semelhantes.

A NC 700X foi projetada para ser racional e urbana. Seu trunfo é o enorme porta-objetos, localizado onde ficaria o tanque. O reservatório de gasolina foi parar debaixo do assento do garupa.

São fórmulas diferentes: a NC tem motor de alto torque, baixo giro e câmbio longo. Já a Kawasaki criou uma moto que gosta de girar alto, tem motor mais potente e transmissão com relações curtas. As duas têm seis marchas.

Ivan Ribeiro/Folhapress

A Honda é bastante econômica. No ciclo de consumo europeu, o fabricante informa que a NC 700X pode rodar 28 quilômetros com um litro de gasolina. A Kawasaki não oferece essa informação.

Ambas passam bem pelos corredores entre os carros. O guidão da Versys agrada por ser mais alto e de empunhadura mais fechada, enquanto o da Honda sobressai pelo maior ângulo de esterço.

São motocicletas arrojadas e atuais, com posições de pilotagem eretas e confortáveis.

Na Kawasaki, o farol é dividido em três seções. Na Honda, o conjunto traz apenas uma lâmpada para as funções de luz alta e luz baixa.

Editoria de Arte/Folhapress

A NC 700X peca pelo posicionamento das teclas de setas e buzina, difíceis de acionar rapidamente. Seu lampejador de farol alto, por exemplo, não tem botão próprio.

O para-brisa da Versys, com três regulagens de altura, protege mais o piloto. Porém, a Kawasaki perde no quesito bagageiro: não há porta-capacete.

Os painéis são equivalentes em informações. Na Honda, a tela é digital, de cristal líquido. A rival Versys tem conta-giros de ponteiro (mais fácil de visualizar) e iluminação por LEDs.

Ambas vibram pouco, mas a NC 700X é referência nesse quesito. É suave e silenciosa até demais. A Versys tem um ronco encorpado e suspensões com diversos ajustes, do macio ao esportivo. Na Honda, só é possível ajustar a pré-carga da mola traseira.

A Kawasaki Versys 650 custa a partir R$ 27.990. O único opcional é o freio com ABS, vendido por R$ 3.000.

A Honda NC 700X parte de R$ 27.490 e, como a concorrente, pode receber opcionalmente o ABS (R$ 2.500).

RESULTADO

A disputa é equilibrada. A Honda NC 700X é mais versátil, pois oferece suavidade para o dia a dia e a praticidade do grande porta-objetos. A Versys atende melhor a quem busca performance e gosta de viajar.

Na terra, o comportamento de ambas é bom. Apesar dos pneus voltados para o asfalto, a calibragem das suspensões permite um rodar seguro.

Pesa a favor da NC 700X a vasta rede de concessionárias e a facilidade de revenda. Mas poderia custar menos. Em Portugal, por exemplo, a Versys é 1.900 euros (R$ 4.700) mais cara que a Honda. Aqui, a diferença é de apenas R$ 500.

São motos que se encaixam bem nos mais diversos tipos de uso e oferecem um ano de garantia sem limite de rodagem. O comprador deverá fazer um test drive para compreendê-las por completo.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade


Livraria da Folha

Meus Tiranos Favoritos

Meus Tiranos Favoritos

Bob Lutz

Comprar
Confrontos Decisivos

Confrontos Decisivos

Al Switzler, Joseph Grenny, Kerry Paterson e Ron Mcmillan

Comprar
Termine Este Livro

Termine Este Livro

Keri Smith

Comprar