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02/09/2012 - 06h02

Após investir nas motos, Dafra lança três modelos de bicicletas elétricas

GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Dafra estreou no segmento de bicicletas elétricas. A marca nacional, que é conhecida pela fabricação de motocicletas, lançou três e-bikes ao mesmo tempo.

A mais simples é a DBX, que tem quadro de aço e usa bateria de chumbo. O modelo pesa 44 kg e custa R$ 1.990.

A DBL (R$ 2.490) usa bateria de íons de lítio, pesa 30 kg, tem quadro de alumínio e freio dianteiro a disco.

Divulgação
Modelo de entrada da Dafra, a bicicleta elétrica DBX pesa 44 kg e custa R$ 1.990
Modelo de entrada da Dafra, a bicicleta elétrica DBX pesa 44 kg e custa R$ 1.990

A topo de linha é a dobrável DB0 (R$ 5.999), que será vendida apenas pela rede Polishop. Projetada pelo designer norte-americano Robert Brady, essa e-bike traz bateria incorporada ao quadro e painel de cristal líquido.

As bicicletas serão montadas em Manaus (AM) e terão assistência técnica nas revendas Dafra. A garantia para a parte ciclística é de um ano, e as baterias têm seis meses de cobertura. Esta dura cerca de 500 recargas completas, feitas em oito horas -- dependendo da versão e tipo de uso.

A Folha avaliou o trio de e-bikes em percurso plano. Os modelos quase atingiram a velocidade de 30 km/h. As bicicletas apresentaram rodar suave e bom equilíbrio. O ponto negativo é o peso elevado, que dificulta pedalar com o motor desligado.

No Brasil, a bicicleta elétrica é classificada como ciclomotor, o que exigiria habilitação e emplacamento. Porém, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) deu aos municípios autonomia para decidir se exigirão ou não documentos para guiar as e-bikes.

 

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