Gol desafia rivais pelo título de 1.0 mais completo
FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO
A crescente procura por modelos mais sofisticados e potentes vem ameaçando o segmento dos carros 1.0, que viu a participação despencar de 70% para 35% na última década. O maior poder de compra do brasileiro é uma das explicações para isso.
Contudo, os fabricantes precisam garantir a existência dos populares, que se enquadram na faixa mais baixa do IPI (imposto). A saída é oferecer kits com itens de segurança e de conforto a preços bem mais camaradas.
Os pacotes de opcionais são os destaques de compactos como o novo Fiat Palio, o recém-reestilizado VW Gol e o Nissan March. O trio se encontrou na pista de testes para mostrar o poder dos populares modernos.
O Gol de entrada traz somente travas e vidros elétricos e custa R$ 27.990. Para incluir itens como ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS e airbag duplo, o motorista precisará investir quase R$ 8 mil. Há dez anos, o mesmo pacote de equipamentos custava R$ 16 mil.
O Volks confirma o levantamento feito pela Folha, que mostra que o valor médio dos pacotes caiu pela metade nos últimos quatro anos.
O trunfo do carro mais vendido do país, porém, continua sendo a harmonia entre o câmbio manual de cinco marchas e motor 1.0 de 76 cv, que passou por atualizações.
O Gol é agradável de guiar, apesar da pouca disposição do bloco. O desempenho fraco é comum aos três modelos avaliados, e mais evidente no Palio. Mais pesado, o hatch da Fiat leva 17,6s para acelerar de 0 a 100 km/h, mostra o teste Folha-Mauá.
Carolina Daffara/Editoria de Arte | ||
Mas o Palio mostra a evolução dos carros "mil" ao trazer a direção hidráulica como item de série e o teto elevado, que aumenta a sensação de espaço interno. O preço começa em R$ 28.440.
O mexicano March se vale das dimensões reduzidas para ser ágil e econômico. Na estrada, o Nissan foi capaz de percorrer 18,8 km com um litro de gasolina. Só não bate o Gol neste comparativo pelo acabamento interno mais espartano e por não oferecer freio ABS nem como opcional.
O preço mais em conta é seu maior chamariz: custa a partir de R$ 24.990 e traz airbag duplo e computador de bordo como itens de série. Contudo, como os rivais desse comparativo, o March só consegue oferecer um bom nível de sofisticação nas configurações acima de R$ 30 mil.
A questão é que com mais R$ 3.000 ou R$ 4.000 o consumidor consegue levar um veículo idêntico e com motor de maior cilindrada (1.4 ou 1.6), igualmente econômico.
Mas os "mil" devem voltar à moda com projetos mais modernos. A Hyundai finaliza o seu primeiro compacto nacional, o HB20, que estreia em outubro com o motor 1.0 de três cilindros, o mesmo usado no Kia Picanto.
Ford, Chevrolet e Volkswagen preparam propulsores semelhantes para seus futuros lançamentos.
Essas opções têm feito sucesso na Europa graças a adoção de turbos que elevam a potência sem aumentar a emissão de poluentes.
Vale lembrar que o Brasil foi um dos pioneiros nesse setor, com o VW Gol 1.0 turbo (2000) e o Ford Fiesta Supercharger (2002).
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