Publicidade
04/10/2012 - 17h15

Elétrico, Tesla corre como um esportivo e tem autonomia de carro a gasolina

Bradley Berman
DO "NEW YORK TIMES"

Os automóveis não sofreram mudanças fundamentais de uso desde que Henry Ford lançou o Model T, há mais de cem anos. Contudo, ao dirigir o Tesla Model S, um sedã esportivo de motor elétrico, vê-se que isso está mudando.

Em um teste pela região vinícola no norte da Califórnia, foi possível rodar 481 quilômetros sem precisar recarregar as baterias -o triplo da distância alcançada pelos elétricos convencionais, como o Nissan Leaf.

Divulgação

O Tesla que foi avaliado tem 362 cv. É muito rápido e absolutamente silencioso.

A potência é produzida por correntes elétricas elevadas que passam por um sistema conhecido como inversor de transmissão. Segundo a fábrica californiana, o carro chega aos 100km/h em 5,7 s.

O exterior esguio lembra um Jaguar ou -especialmente pela forma da grade- um Aston Martin. "Fico feliz se as pessoas veem uma referência a essas marcas famosas em nosso carro", diz Franz Von Holzhausen, o diretor de design da Tesla.

Divulgação

IPAD NO PAINEL

O interior é dominado por uma tela de 17 polegadas sensível ao toque. Imagine um grande iPad integrado ao painel, que oferece controle sobre quase todas as funções do automóvel. O sistema permite, por exemplo, elevar a carroceria para enfrentar uma rampa de garagem ou navegar pela internet.

Ocasionalmente, as invencionices atrapalham. Quando estacionado, as maçanetas do Tesla se recolhem e ficam rentes à carroceria, o que torna a abertura da porta um processo de múltiplas etapas. Outro "defeitinho": não há sensores de estacionamento ou instruções sobre como usar a imagem da câmera de ré para ajudar nas manobras.

O modelo testado custa o equivalente a R$ 168 mil nos EUA. O carro pode receber incentivos fiscais, que variam entre os Estados norte-americanos. Há também um crédito federal que pode chegar a US$ 7.500 (R$ 15 mil).

James Lipman/Divulgação

A Tesla vem aperfeiçoando seus controles de qualidade. Isso é necessário para que não ocorram problemas técnicos como os apresentados pelo Roadster, primeiro produto lançado pela marca.

O Modelo S é um carro que muita gente vai desejar, e talvez até esticar seu orçamento para comprar. Não há um carro capaz de revolucionar sozinho a indústria, mas esse esportivo elétrico que chega aos 200 km/h sugere que a Tesla está levando o jogo a sério.

Se os atrativos desse carro puderem ser transferidos a versões mais baratas, o Model S talvez se torne o Model T da era da direção sem petróleo, que, enfim, parece estar chegando.

RECARGA GARTUITA

A tomada de recarga do Model S fica escondida próximo à lanterna traseira esquerda. É possível reabastê-lo na garagem (cerca de oito horas plugado em uma tomada de 240 V) ou nos seis eletropostos rodoviários que a Tesla acaba de inaugurar na Califórnia.

Nesses pontos, é possível recarregar 80% da capacidade das baterias em 30 minutos. O serviço é gratuito, mas apenas os carros da Tesla podem utilizá-lo. A empresa pretende ter cem eletropostos nos Estados Unidos até 2015.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag