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27/10/2012 - 07h01

Novo Viper tem engenharia brasileira

GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Viper apresentado no Salão de São Paulo é um novo esportivo, tanto é que não utiliza mais o emblema Dodge, e sim SRT (de Street and Racing Technologies). Puramente americana, a víbora evoluiu desde sua última geração, passando a contar com suspensões e peças vindas das pistas de competição.

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E um brasileiro participou do desenvolvimento do SRT Viper. Marco Diniz, engenheiro de chassi e suspensão, trabalhou por dois anos na Dodge brasileira, está há 13 anos nos EUA desenvolvendo novos carros e versões para o grupo Chrysler.

Divulgação
O engenheiro brasileiro Marcos Diniz trabalhou no desenvolvimento do novo Viper
O engenheiro brasileiro Marcos Diniz trabalhou no desenvolvimento do novo Viper

De passagem no salão, Diniz conversou com à Folha. O engenheiro auxiliou na seleção de pneus e também na carga dos amortecedores.

Segundo ele, houve extensas melhorias no bólido, tido como bruto de guiar (e de contornar) até a última geração.

"Os pneus mudaram e aumentaram. Os traseiros passaram de 285 mm na dianteira para 295 mm, enquanto na traseira foram de 335 para 345 atrás, com duas opções de compostos. A suspensão traseira também foi bem alterada: passou a utilizar um dos links na frente do eixo, em vez de ficar atrás. Isso melhorou o comportamento do carro em curvas, passando a não "quicar" em pequenas ondulações", relata.

O Viper também está mais magro. O peso foi reduzido em 65 kg com o uso de fibra de carbono em locais como capô, pára-lamas, teto e tampa traseira.

O carro de motor 8.4 V10 de 648 cv recebeu controles de tração e o câmbio manual de seis marchas ficou mais "curto", de maneira que o carro atinge a máxima de 331 km/h em 6ª, e não mais em 5ª marcha.

"Apesar do Viper ter virado um esportivo que pode ser guiado por condutores menos experientes, é um tração traseira poderoso. Ele inclusive pode ter o controle de tração totalmente desligado, o que ainda é para poucos", alerta.

Outra mudança é o uso de volante do motor em alumínio, 50% mais leve. Vindo das pistas, proporciona subidas de giro mais violentas.

Um primeiro lote especial de 200 carros, numerados, já foi vendido para o mercado norte-americano e será entregue até dezembro.

Em 2013 começam as vendas da versão "normal. O Viper deve chegar ao Brasil em 2014.

Diniz também participou do desenvolvimento da nova geração da Cherokee SRT8, com tração integral e 648 cv no motor V8 de 6.4.

"É uma satisfação imensa contribuir com um carro como a SRT8, um utilitário esportivo que faz o que teoricamente não poderia fazer!"

 

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