Publicidade
28/10/2012 - 09h06

Protótipos revelam o futuro no Salão de SP; veja imagens

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Com apenas uma Ferrari exposta e várias marcas de superesportivos fora do salão, como a Bugatti e a Lamborghini, os carros-conceito, de cores e formas espalhafatosas, acabam chamando a atenção do público.

Acompanhe a cobertura da Folha no Salão de SP
Saiba como visitar o Salão de São Paulo

Três deles foram desenvolvidos no país com a participação de engenheiros e designers brasileiros, o que mostra o avanço das divisões nacionais de engenharia.

O jipe Troller TR-X, o utilitário compacto Nissan Extrem e o VW Taigun fazem a primeira aparição pública mundial na feira paulistana.

O TR-X é o que está mais próximo da linha de produção. O protótipo antecipa as linhas do sucessor do jipe T4, prevista para 2014.

Esta será a maior mudança promovida no carro desde o seu lançamento, em meados dos anos 1990.

Todo o desenvolvimento do TR-X ficou a cargo do mesmo time que projetou o novo EcoSport, garante a Ford, atual dona da Troller.

"Iremos apresentar o protótipo nos EUA em breve, a pedido da matriz", contou à Folha João Marcos Ramos, chefe de design da Ford do Brasil. Apesar da apresentação para os norte-americanos, a produção do Troller em outros países ainda não foi cogitada.

A capacidade fabril do T4 (que ganhou novo motor diesel na linha 2013 e preço a partir de R$ 92 mil) gira em torno de 180 unidades mensais, insuficiente inclusive para a demanda local. O carro é produzido na cidade de Horizonte (Ceará).

Principal atração do estande da Nissan, o utilitário compacto Extrem foi concebido na Califórnia (EUA) e inspirado em elementos da natureza brasileira, diz o projetista Shiro Nakamura.

Apesar das linhas musculosas que lembram o Range Rover Evoque, o protótipo Nissan de apenas 3,85 m de comprimento é menor que um EcoSport (4,31 m) e poderia inaugurar um novo segmento de jipinhos.

A marca adianta que o Extrem não será produzido exatamente nessas formas. O modelo que entrará em linha será produzido na fábrica que está sendo construída na cidade de Resende (RJ) e será inaugurada em dois anos.

Já o conceito da Volkswagen tem o mesmo porte do Extrem e será montado sobre a plataforma do Up!, hatch compacto que será fabricado no Brasil a partir de 2014.
O nome Taigun é alusivo ao Tiguan, jipinho de maior porte da marca alemã. O sucessor desse carro também está no salão, disfarçado de carro-conceito: o Cross Coupé.

MOTORES PEQUENOS

O novo regime automotivo, que exigirá o desenvolvimento de carros mais econômicos e menos poluidores, aumentou a importância dos novos motores que estão sendo apresentados no salão.

A Chevrolet, que mostra o Onix, fez questão de frisar que os motores 1.0 e 1.4 do modelo recebeu melhorias que serão estendidas a todos os compactos da marca.

"As mudanças técnicas resultaram em 6% de ganho de eficiência energética", diz Paulo Riedel, diretor de powertrain (motor e transmissão) da empresa.

Já a Mercedes confirmou que desenvolve o sistema flex para o futuro sedã da marca, o CLC 1.6 turbo (156 cv).

A Honda ampliou as opções de motorização do Civic. Além do motor 1.8 atual (140 cv), o sedã terá, a partir de fevereiro de 2013, as versões LXR e EXR com propulsor 2.0 (155 cv). Os preços ainda não foram divulgados.

A VW traz da Alemanha o seu 1.0 turbo de três cilindros, que gera 110 cv. A produção do TSi por aqui, porém, só deve começar em 2014.

"Esse motor é econômico e tem baixo atrito interno. Com o turbo, fica bem mais fácil atingir baixas emissões de poluentes", afirma Ulrich Hackenberger, vice-presidente executivo do grupo VW.

A Suzuki apresenta o conceito N70, com motor turbo de 800 cm3. "O motor a combustão ainda tem muito a evoluir", diz Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki do Brasil.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag