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04/11/2012 - 10h54

Fiat recorre a triciclo elétrico para chamar a atenção

GUILHERME SILVEIRA
DE SÃO PAULO

Sem um grande lançamento para apresentar no salão, a Fiat exibe na caçamba da picape Strada um triciclo diferente. Batizados de Tribred pela empresa Trikke, responsável por sua produção em Manaus (AM), o veículo elétrico está sendo usado na usina binacional de Itaipu e chega em breve ao mercado.

Haverá duas versões disponíveis (36V e 48V), ambas com motores na roda dianteira. O Tribred pode ser recarregado em tomadas comuns.

O quadro é de alumínio, leve e dobrável. Com as baterias, o peso da versão 36V não passa de 18 quilos. O modelo cabe facilmente no porta-malas de um carro médio.

Segundo Luciano Ribeiro, diretor da Trikke, o triciclo elétrico deverá custar cerca de R$ 3.500. O valor dependerá de uma maior nacionalização dos componentes. "A bateria de lítio, por exemplo, ainda é trazida de fora", diz o executivo.

EM MOVIMENTO

A Folha testou a versão 36V do Tribred. Basta girar parte do manete direito para acelerar. O ideal é projetar o corpo para frente -se o piloto inclinar para trás, a roda dianteira destraciona com certa facilidade.

No modo Turbo, o triciclo chega à velocidade máxima de 27 km/h. Na opção Eco, é possível atingir os 19 km/h.

Segundo o fabricante, o Tribred 36V pode percorrer até 32 quilômetros com uma carga completa da bateria. O reabastecimento em tomadas comuns demora três horas.

As partes onde os pés ficam apoiados são articuladas. Por isso, quase não é preciso esterçar o guidão: basta projetar o corpo para um dos lados que ele faz a curva com precisão.

É fácil pegar o jeito de andar no Tribred. O veículo passa segurança por ter o contato das três rodas com o solo. Só não espere discrição: o triciclo chama a atenção por onde passa.
Minimalista

Seu visual minimalista e bem acabado lembra um grande inseto. A cobertura do quadro é feita com plástico ABS, e o guidão tem regulagem de altura.

Inicialmente criado para uso corporativo, o Tribred tem potencial para ganhar espaço como transporte em ruas e parques, de forma silenciosa e sem agredir o meio ambiente. Segundo a Trikke, o veículo faz sucesso dentro da usina de Itaipu.

O produto final terá sistema de iluminação, velocímetro e buzina. Mais informações podem ser acessadas pelo site do fabricante (www.trikkeeletrico.com.br), que também comercializa o Segway de duas rodas no Brasil.

 

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