Publicidade
11/11/2012 - 07h00

Valente, novo Range Rover Vogue chega em fevereiro

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A MARRAKECH

"Brasil? Neymar?", indaga o sorridente vendedor de tapetes de um vilarejo ermo. "Eu adoro os brasileiros porque eles compram como os norte-americanos compravam há dez anos", completa.

Até no Marrocos se percebe a importância do mercado brasileiro. Não por acaso, jornalistas do país estavam entre os primeiros convidados da Land Rover para conhecer a nova geração do Vogue. A Folha avaliou por cerca de 500 km as duas versões que chegam às lojas em fevereiro. Preço? Cerca de R$ 500 mil.

Ricardo Ribeiro/Folhapress

A capacidade de arranque do modelo com 5.0 V8 Supercharged a gasolina (510 cv) impressiona. O carro entra em movimento com tanta disposição que nem parece ter quase cinco metros de comprimento. A opção 4.4 V8 turbodiesel é mais modesta: tem "apenas" 339 cv e muito torque em baixa rotação. Ambas usam um câmbio automático de oito velocidades.

Uma dieta a base de muito alumínio na carroceria garantiu uma redução de peso de até 420 kg, dependendo da versão. Segundo a Land Rover, a cada 100 kg a menos, o consumo de combustível do modelo diminui 2%. Mesmo assim, o jipão renovado pesa 2,3 toneladas.

Nos arredores da cidade litorânea de Essaouira, o Range Rover Vogue transpôs as dunas da costa marroquina com facilidade.

Basta tocar em um botão no painel para que a suspensão seja elevada. O sistema de tração Terrain Response entra no novo modo automático para cruzar o deserto ou trechos com pedras e lama.
Na cordilheira do Atlas, há cerca de 3.000 metros de altitude, a eletrônica só não segura o frio na barriga. Câmeras que mostram as rodas e o ângulo de ataque maior ajudam a sair dos buracos.

Divulgação

SILÊNCIO
O Vogue também foi bem no asfalto da rodovia de acesso a Marrakech. A suspensão pneumática garante a estabilidade: o Vogue fez curvas como um sedã.

Apesar do tamanho, o bom ângulo de giro permite circular entre camelos e táxis velhos no caótico mercado local. Na cabine, silêncio. O revestimento é eficiente e os vidros são duplos.

O acabamento é de alto nível, mas a fartura de equipamentos polui o console central. Nas versões com entretenimento individual nos assentos traseiros, há controles elétricos e massageadores nos bancos. Porém, perde-se o lugar do quinto passageiro. Não se pode ter tudo...

A linha Range Rover abriga os utilitários esportivos mais equipados da Land Rover. O primeiro foi lançado em 1970 com motor V8 e a mesma capacidade "off-road" do rústico Defender.

A versão Vogue surgiu em 1985. Era uma série especial alusiva à revista e que entrou em produção regular ao cair no gosto do público.

A segunda geração foi lançada em 1994, quando o Range assumiu de vez o posto de SUV mais luxuoso do mundo. A terceira veio em 2002, época em que a Ford controlava a marca.

Visualmente, a linha 2013 mudou pouco em relação ao antecessor. "A manutenção do DNA foi um pedido expresso e quase unânime nas pesquisas que fizemos com proprietários do modelo atual", conta Richard Woolley, diretor de design da Land Rover.

Já a evolução na mecânica, dos sistemas de segurança e tração à redução do peso, deixaram o desempenho do utilitário ainda melhor.

A grande novidade para a Europa, porém, não chegará ao Brasil. É o inédito motor turbodiesel 3.0 V6 de 258 cv. A Folha também acelerou essa versão. O conjunto não tem o mesmo vigor, mas deu conta do recado e apresenta pouco ruído e vibração.

Divulgação

Segundo a Land Rover, ele não teria espaço no mercado brasileiro. "Vamos investir nas versões mais equipadas. Os possíveis interessados na opção V6 poderão ser atendidos pelo Range Rover Sport", explica Adriano Resende, diretor de Marketing da marca no Brasil.

Vale dizer que o modelo Sport também está prestes a mudar. A nova geração será apresentada no primeiro semestre de 2013.

A marca vende cerca de 30 unidades do Vogue por mês no Brasil. É bastante para um carro na faixa de R$ 500 mil, valor suficiente para comprar 20 unidades do Fiat Palio Fire quatro portas (R$ 24.970).

O mais luxuoso dos Land Rover disputa mercado com SUVs como o Porsche Cayenne S (R$ 459 mil) e o BMW X5 V8 (R$ 467 mil).

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag