Publicidade
27/12/2012 - 07h26

Lançamentos desbancam carros veteranos no ranking de vendas

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

O mercado de automóveis e comerciais leves vai fechar 2012 com recorde de vendas. A expectativa é que o Brasil emplaque 3,7 milhões de carros até esta última semana do ano. Em 2011, foram 3,4 milhões de unidades.

Divulgação
Chevrolet acredita que Onix irá desbancar o Celta em vendas em 2013
Chevrolet acredita que Onix irá desbancar o Celta em vendas

Dos 60 modelos mais vendidos do país, cerca de 20% são lançamentos, que movimentaram o ranking, como mostra levantamento feito pela Folha com base nos dados da Fenabrave (federação das concessionárias) no acumulado do ano (até a primeira quinzena de dezembro).

O segmento dos hatches compactos ficou marcado pela chegada do Chevrolet Onix e do Hyundai HB20. Em poucos meses, a dupla já mostra ter potencial para figurar entre os oito carros mais negociados do país. Outro debutante, o Toyota Etios ainda não despontou comercialmente.

O primeiro ano de mercado da nova geração do Palio foi proveitoso para a Fiat. Os emplacamentos somados do modelo mais atual com a versão Fire (carroceria antiga) fizeram as vendas do hatch crescerem 80,5% na comparação entre 2011 e o acumulado de 2012.

O VW Gol continua líder absoluto do mercado, enquanto o VW Fox, em alta, dá sinais de que o consumidor está migrando para modelos mais refinados. Agile e Clio despencam em vendas. O modelo da Renault acaba de passar por uma plástica para tentar reverter a situação daqui para frente.

Leitor flagra futuro hatch nacional rodando sem disfarces
Perfeccionistas são mais suscetíveis ao medo de dirigir

Entres os sedãs pequenos, a novidade foi o Chevrolet Cobalt, que acabou roubando espaço dos 'irmãos' Corsa e Prisma. A briga promete ficar ainda mais acirrada no ano que vem, com a chegada das versões com porta-malas saliente do Onix e do HB20.

Divulgação
Novo Hyundai i30, que chegará em 2013
Novo i30, que chega em 2013 para tentar voltar à liderança

No território dos hatches médios, o reinado do Ford Focus e do Hyundai i30 sentiu um forte abalo depois da chegada do do Peugeot 308, em fevereiro, e do Chevrolet Cruze Sport6, em abril.

O aumento de IPI para importados foi outro duro golpe no modelo sul-coreano da Hyundai, que encolheu 45,5% nas vendas. Talvez por isso a marca esteja correndo para apresentar lançar a segunda geração do modelo logo no início de 2013. O VW Golf é outro que precisa se mexer para não cair na classificação.

Os sedãs médios vão bem, segmento onde a concorrência é grande. Com a nova geração, o Honda Civic viu suas vendas mais que dobrarem em um ano. VW Jetta e Renault Fluence também vão comemorar os 55% de crescimento. Outro que faz bom papel é a versão três volumes do Chevrolet Cruze.

Já os emplacamentos do líder Toyota Corolla foram os que menos evoluíram (6,8%), e o debutante Peugeot 408 nem atingiu a média de 1.000 unidades mensais para figurar no ranking.

O segmento dos monovolumes e das peruas continua praticamente do mesmo tamanho. O que houve foi uma espécie de dança das cadeiras com a chegada da Chevrolet Spin, que claramente fisgou potenciais clientes da Citroën C3 Picasso (-28,6%), da Fiat Palio Weekend (-16,4%) e da Nissan Livina (-5,9%).

Robson Ventura/Folhapress
Duster deve fechar o ano à frente do EcoSport
Renault Duster (foto) deve fechar o ano à frente do EcoSport

Entre as picapes, nota-se uma migração do consumidor para os modelos maiores que evoluíram mecanicamente neste ano, como a Chevrolet S10 e a Ford Ranger. A oferta de câmbio automático fez bem para a Amarok. O modelo da VW foi o utilitário que mais cresceu em vendas no ano: 92,8%.

No segmento dos jipinhos, o destaque foi a transição da antiga para a nova geração do Ford EcoSport, anunciada no início de 2012 e concretizada só em setembro, com filas de até 90 dias para o modelo. A demora beneficiou os concorrentes Tucson e Duster. O SUV nacional da Hyundai viu seus emplacamentos inflarem 18,4% no acumulado do ano, enquanto o Renault ganhou a liderança de presente.

Confira os modelos que subiram e desceram no acumulado do ano, por segmento.

Hatches pequenos

1º VW Gol (280.432) -0,3%
2º Fiat Uno (247.292) -5,3%
3º Fiat Palio (177.899) +80,5%
4º VW Fox (161.335) +40%
5º Chevrolet Celta (123.196) -6,2%
6º Ford Fiesta (109.688) +34,3%
7º Renault Sandero (94.173) +20,6%
8º Ford Ka (54.032) -10,9%
9º Chevrolet Agile (52.357) -25,1%
10º Fiat Punto (39.819) +14,5%
11º Citroën C3 (33.343) -7,5%
12º Nissan March (31.581) Lançamento
13º Peugeot 207 (27.432) -21,6%
14º Chevrolet Corsa (26.225) Saiu de linha
15º Hyundai HB20 (17.048) Lançamento
16º Renault Clio (15.821) -37,5%
17º Fiat 500 (15.414) +252%
18º Chevrolet Onix (13.680) Lançamento

Sedãs pequenos

1º Fiat Siena (98.183) +13,4%
2º Chevrolet Corsa (93.815) -21,6%
3º VW Voyage (91.834) +10,4%
4º Chevrolet Cobalt (63.969) Lançamento
5º Ford Fiesta (36.237) +7,7%
6º Chevrolet Prisma (34.825) -28,5%
7º Renault Logan (32.952) -11,6%
8º Honda City (28.966) +21,8%
9º Nissan Versa (18.294) Lançamento
10º VW Polo (13.529) +9,7
11º Peugeot 207 (10.778) -40,5%

Hatches médios

1º Ford Focus (22.742) -14,4%
2º Hyundai i30 (18.697) -45,5%
3º VW Golf (14.367) -2,5%
4º Chevrolet Cruze (12.194) Lançamento
5º Peugeot 308 (11.294) Lançamento

Sedãs médios

1º Toyota Corolla (53.428) +6,8%
2º Honda Civic (48.541) +112,9%
3º Chevrolet Cruze (38.482) Lançamento
4º VW Jetta (20.109) +55,5%
5º Renault Fluence (14.695) +54,9%

Monovolumes e peruas

1º Honda Fit (36.647) +31,7%
2º Fiat Idea (25.325) +0,8%
3º VW Spacefox (20.346) +4,6%
4º Fiat Palio Weekend (17.970) -16,4%
5º Chevrolet Spin (17.349) Lançamento
6º Nissan Livina (14.798) -5,9%
7º Fiat Doblò (11.660) -7,8%
8º Chevrolet Meriva (11.520) Saiu de linha
9º Citroën C3 Aircross (11.399) -28,6%

Picapes pequenas e furgões

1º Fiat Strada (112.523) -1,1%
2º VW Saveiro (63.373) -6,7%
3º Chevrolet Montana (46.750) +6,6%
4º VW Kombi (25.292) +5,7%
5º Fiat Fiorino (13.920) -18,8%

Picapes médias

1º Chevrolet S10 (44.765) +10,6%
2º Toyota Hilux (36.853) +18,4%
3º Mitsubishi L200 (20.406) -1,2%
4º VW Amarok (18.652) +92,8%
5º Nissan Frontier (16.622) +30,7%
6º Ford Ranger (14.033) -1%

SUV

1º Renault Duster (43.242) Lançamento
2º Ford EcoSport (35.117) -5,3%
3º Hyundai Tucson (20.034) +18,4%
4º Mitsubishi Pajero (16.618) +4,2%
5º Honda CRV (14.871) -2%
6º Fiat Freemont (11.124) Lançamento
7º Hyundai ix35 (10.458) -19,3%
8º Mitsubishi ASX (10.284) +1,8%

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag