Chevrolet Onix entra para o time dos 1.0 premium
RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O mercado de carros 1.0 foi dividido. Há uma nova categoria, a dos populares premium. São modelos lançados ou remodelados há pouco tempo que trazem mais itens de série e têm preço inicial entre R$ 26 mil e R$ 30 mil. O Chevrolet Onix é o mais novo representante desse nicho.
De série, o carro traz freios com ABS (sistema que evita o travamento das rodas), airbag duplo e direção hidráulica. O preço começa em R$ 29.990, mas deve sofrer um aumento devido a mudança recente na alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
O Onix é silencioso e tem acabamento bem cuidado, característica dos "populares chiques". A má notícia é que o desempenho é apenas razoável, embora a potência do motor (80 cv) faça crer que o compacto andaria bem.
Divulgação | ||
É o preço a pagar pela comodidade. Equipamentos extras deixam o carro mais pesado, e qualquer quilo adicional faz diferença em modelos "mil".
Por exemplo, o Renault Clio, que está no andar de baixo dos populares (R$ 23.290) e também tem 80 cv, foi 1s mais rápido que o Onix no teste Folha-Mauá.
No dia a dia, o Onix sofre mais em ladeiras e ultrapassagens, quando é preciso reduzir a marcha. A suspensão absorve bem os impactos e mantém a carroceria estável.
O interior é caprichado para um popular. No painel, uma tela sensível ao toque permite acessar músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular do motorista. O sistema se chama MyLink e tem interface simples e amigável.
O acessório encarece o carro em R$ 1.200, mas agrega uma tecnologia até então indisponível no segmento.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Alguns detalhes incomodam, como o puxador interno da porta localizado em posição muito baixa.
O formato do banco, que possui regulagem de altura, assento largo e apoios laterais, proporciona uma boa posição para guiar. A coluna de direção também é ajustável.
O compacto recebe com conforto três adultos no banco traseiro, só não dá para exagerar na bagagem. O porta-malas comporta 280 litros.
Nas ruas, o Onix chamou a atenção pelo desenho e muitas pessoas comentaram que a traseira ficou parecida com a do VW Gol. Uns gostaram, outros falaram mal e boa parte perguntou se o Chevrolet é melhor que o Hyundai HB20 1.0. A resposta virá em breve, quando essa versão do sul-coreano chegar para o teste.
MERCADO
A chegada de modelos como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 consolida o novo patamar dentro da categoria dos populares. Esse subsegmento começou tímido há 11 anos, quando a segunda geração do Chevrolet Corsa e o Ford Fiesta nacional foram lançados.
O novo Fiat Palio aderiu à proposta de melhor acabamento na cabine, mais equipamentos e visual moderno. A receita também foi adotada pela Volkswagen na reestilização do Gol.
O segmento caiu no gosto do consumidor, que está mais exigente e disposto a gastar mais na compra do carro, segundo fabricantes.
HB20 e Onix venderam cerca de 20 mil unidades em seus três primeiros meses de vida e ficaram, respectivamente, em sétimo e oitavo lugar em dezembro.
Modelos como Renault Clio, Fiat Mille e Ford Ka continuam como veículos de entrada, de preço mais baixo, acabamento simples e poucos equipamentos de série.
Em 2012, o VW Gol manteve a liderança, seguido de Uno e Palio. A conta inclui as versões de carroceria antiga desses modelos, que continuam à venda.
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