Publicidade
04/02/2013 - 07h07

Carros de famosos movimentam fortunas em leilões; veja imagens

DO "NEW YORK TIMES"

Nos seus sonhos, quem você preferiria ser: Rhett Butler, amaldiçoando Scarlett O'Hara, o agente secreto James Bond ou o Batman?

Quer mais novidades? Curta Veículos no Facebook

Sua resposta pode oferecer a chave para compreender a razão de alguns carros terem trocado de mãos por somas vultosas em recentes leilões realizados nos EUA.

O Batmóvel original, baseado no conceito Lincoln Futura, de 1955, foi vendido por R$ 9,2 milhões. No mesmo dia, um Mercedes-Benz 300 SL asa de gaivota do mesmo ano, que pertenceu ao ator Clark Gable (1901-1960), foi arrematado por R$ 4 milhões.

Hoje, são os "baby boomers" (nascidos de 1946 a 1964) que movimentam o mercado de carros de coleção, e muitas dessas pessoas com dinheiro disponível estão interessados em adquirir carros com os quais sonharam na juventude.

"É o que interessa aos homens que cresceram naquela era. Todos queriam ser James Bond", avalia Alan Squindo, vice-presidente da RM Auctions, empresa especializada em leilões de clássicos.

Isso ajuda a explicar por que um Aston Martin DB5 de 1964, usado em "Goldfinger", foi vendido por R$ 9,2 milhões em um leilão da RM, em 2010. "Naquele momento, qualquer outro DB5 do planeta teria sido vendido por um décimo daquele preço."

O do filme tinha apetrechos de espionagem, mas todos os Aston subiram de preço por sua conexão com 007.

Um Porsche 911 de 1970 custa R$ 400 mil. O que pertenceu a Steve McQueen (1930-1980) foi leiloado por R$ 2,8 milhões.

"Ter pertencido a uma celebridade pode valorizar, dificilmente depreciar o valor de um carro", diz Squindo.

Até George W. Bush. Uma picape F-150 King Ranch 2009 usada pelo ex-presidente foi arrematada por R$ 600 mil, dez vezes o valor que uma loja pede por um modelo semelhante de propriedade de um desconhecido.

Já o Pierce-Arrow 1919 do comediante do cinema mudo Roscoe Arbuckle (1887-1933), não foi arrematado. O artista teve a carreira destruída por acusações de estupro e assassinato em 1921. Naquela época, ele vendeu o carro para pagar os advogados.

"É um carro magnífico, um dos poucos Pierce-Arrow construídos sob encomenda", diz Craig Jackson, presidente da Barrett-Jackson, organizadora do leilão. Isso não bastou para obter lances acima do mínimo.

"O Pierce-Arrow de Arbuckle era o mais importante carro de sua era", disse McKeel Hagerty, presidente da Hagerty Insurance, especializada em seguro de carros de coleção. "Mas a fama dele ficou no passado."

Tradução de Paulo Migliacci

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag