Funcionamento de carro a hidrogênio é semelhante ao de elétricos
EDUARDO SODRÉ
ENVIADO ESPECIAL A DETROIT
Não há nada sob o capô do Chevrolet Equinox Fuel Cell que lembre um utilitário esportivo convencional. No lugar do motor, há uma unidade de distribuição de energia rodeada por cabos.
Na cabine, os instrumentos digitais prezam pela funcionalidade, mas sem muito apuro estético.
Os carros foram usados por consumidores convencionais, em caráter experimental. Cerca de cem unidades rodaram por cidades norte-americanas. A bordo, famílias que usaram o carro como principal meio de transporte por alguns meses e depois passaram suas impressões à General Motors.
Divulgação | ||
O bom funcionamento foi um dos pontos elogiados pela maior parte das pessoas que participaram do teste, e com razão. O Equinox ecológico se desloca em silêncio e acelera com vigor.
Segundo a GM, o SUV leva 11s para chegar aos 100 km/h.
Livre de culpa, o motorista vê apenas vapor sair do escapamento. É o resultado da reação eletroquímica que põe o carro em movimento. Parece um veículo elétrico, mas há uma vantagem: a geração de energia a partir do hidrogênio garante boa autonomia, calculada em 320 km -o dobro da de um Nissan Leaf, que é abastecido em tomada.
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