Publicidade
14/04/2013 - 01h34

Para confirmar capacidade, bateria terá selo do Inmetro

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

A partir de junho, apenas as baterias certificadas pelo Inmetro poderão ser produzidas no país. A medida visa dificultar as falsificações.

"Constatamos que alguns fabricantes informavam na embalagem uma capacidade de amperagem inferior ao que o produto de fato oferecia", conta Alfredo Lobo, diretor do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial.

As lojas terão até meados de 2014 para adequar seus estoques. A partir dessa data, até baterias importadas -de carro ou moto- deverão passar por testes para estampar o selo do Inmetro.

Editoria de Arte/Folhapress

Segundo o gerente da Bosch Car Service Canaã, Rogério Ferreira, é comum entrarem na oficina veículos com problemas provocados por baterias não originais subdimensionadas.

"Sem a carga recomendada pela montadora do automóvel, a bateria pode ter a vida útil encurtada e provocar a queima de componentes, como o motor de partida, que, em um sedã médio, custa cerca de R$ 2.000", exemplifica.

Dono de um Fiat Palio, André Matos, 27, reclama que a última bateria do seu popular durou menos que o esperado: "A peça parou de recarregar após um ano e meio de uso, quase a metade do previsto".

Optar propositalmente por uma bateria de menor amperagem também não compensa, já que a diferença de preço é pequena em relação ao risco.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag