Carruagens e um Rolls Royce de 1978 levam William e Kate Middleton ao altar
RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O casamento entre o príncipe William e Kate Middleton, amanhã (29), é um evento histórico para a realeza britânica e aumenta a popularidade da monarquia, como não se via desde o tempo da mãe do noivo, a Princesa Diana.
A preparação da estrutura do evento é exaustiva para que tudo seja impecável. Isso inclui os veículos que serão utilizados na cerimônia.
A frota real, com modelos de marcas como Land Rover, Bentley, Aston Martin e Jaguar, quase não será utilizada.
Carruagens, como manda a tradição, terão maior destaque na cerimônia.
O carro que levará Kate Middleton do luxuoso hotel Goring, no centro de Londres, por um trajeto de nove minutos, até a abadia de Westminster é um dos três Rolls Royce da família real.
Trata-se de um Phantom 6 que a rainha Elizabeth 2ª recebeu de presente, em 1978, em comemoração aos 20 anos de seu reinado.
É o mesmo modelo que foi atacado por estudantes, no ano passado, quando levava o príncipe Charles e a duquesa da Cornualha, Camila Parker Bowles.
Os jovens atiraram tintas e chutaram o carro em protesto contra o aumento da anuidade das universidades inglesas, aprovado pelo parlamento britânico. O modelo, é claro, já foi reformado e está pronto para o evento.
O veículo da marca considerada símbolo da aristocracia foi escolhido pela noiva, que, no percurso, estará acompanhada de seu pai. Como manda a etiqueta, o casal chegará à cerimônia separado.
O príncipe William, segundo na sucessão do trono, será levado em um dos Bentley da Coroa, acompanhado do irmão mais novo Harry, que é padrinho do casamento.
Dominic Lipinski/France Presse |
![]() |
William e Kate serão levados da abadia de Westminster para o Palácio de Buckingham na State Landau de 1902 |
A própria rainha usa um Bentley State Limousine. Exceto em trechos longos ou para caçar nos arredores do Castelo de Windsor, a residência de final de semana da família real, quando são usados modelos da Land Rover.
Os Bentley reais são vinhos, como outros carros oficiais ingleses, e não têm placa. Alongados, chegam a ter 6,22 m de comprimento e 3,84 m de entre-eixos para dar mais conforto aos ocupantes.
O transporte de outros membros da família real e de parentes de Kate Middleton para a abadia de Westminster será organizado pelo serviço de carruagem do Palácio Buckingham.
A família real britânica tem mais de cem. Uma frota que é considerada a melhor coleção de carruagens do mundo.
Populares no século 18, as carruagens perderam o lugar para veículos modernos no uso diário. Ainda são utilizadas, porém, em cerimônias importantes por serem um símbolo de riqueza, elegância e ter sua imagem associada a contos de fadas.
Por isso, já como marido e mulher, o casal será transportado de carruagem. William e Kate serão levados da abadia de Westminster para Palácio de Buckingham em uma State Landau, construída em 1902 para o rei Edward 7º.
É a mesma carruagem que transportou os pais de William, Charles e Diana, no casamento deles há 30 anos.
O modelo marrom, com detalhes em ouro e interior em cetim vermelho, foi usado em diversas cerimônias da realeza britânica.
Se chover, o casal será transportado na Glass Coach, construída em 1881, e adquirida pelo palácio para a coroação do rei Geoge 5º, em 1911.
A carruagem coberta foi utilizada para levar até a cerimônia noivas como Elizabeth Bowes-Lyon em 1923, princesa Alexandra, em 1963, princesa Anne, em 1973, e Diana, em 1981.
Kate Middleton, porém, optou pelo Rolls Royce Phantom 6.
A última noiva que a Glass Coach transportou foi Sarah Ferguson, em 1986, no seu casamento com o príncipe Andrew, Duque de York e segundo filho da rainha Elizabeth 2ª.
Mais quatro carruagens seguirão o casal que percorrerá lugares importantes de Londres onde serão saudados pelos súditos.
Duas Ascot Landaus levarão padrinhos, madrinhas e damas de honra. Em quarto lugar, uma Semi-State Landau levará a Rainha e seu marido. Por último, outra carruagem de mesmo modelo trará o príncipe Charles, a Duquesa da Cornualha e os pais de Kate Middleton.
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade