Publicidade
30/04/2013 - 14h37

Morre Wolfgang Sauer, ex-presidente da VW e criador do Gol

DE SÃO PAULO

Atualizado às 19h34.

Wolfgang Sauer, que presidiu a Volkswagen do Brasil entre 1973 e 1990, morreu na noite de ontem aos 83 anos, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia.

Ele estava internado no hospital Sírio Libanês desde o dia 3 de março. Deixa a mulher, Maria Amélia Gomes, duas filhas do primeiro casamento e três netos.

O corpo será cremado hoje (30), às 16h, no cemitério da Vila Alpina (zona leste). No sábado (4), haverá missa na Igreja da Paz (zona sul), às 11h.

"Ele lutou até o último minuto sem reclamar, foi valente até o fim", disse Maria Amélia.

Sauer foi o responsável pelo desenvolvimento do VW Gol, que é o carro mais vendido do mercado brasileiro. O modelo nasceu para substituir o Fusca no país.

Na década de 1980, ele comandou a exportação de modelos Passat para o Iraque e a fusão com a Ford (que deu origem à Autolatina, cujos últimos produtos foram fabricados em 1996).

Em nota, a Volkswagen afirma que "Sauer promoveu a internacionalização da Volkswagen do Brasil, levando os veículos nacionais da marca a cerca de 100 países, inclusive a China, nos anos 1990, no início da globalização. Ele criou também o Consórcio Nacional Volkswagen e o Banco Volkswagen".

"A indústria automobilística e o Brasil perderam um dos mais brilhantes executivos que tive a honra de conhecer. Wolfgang Sauer era um líder apaixonado pelo setor e pelo País, que, com seu exemplo, demonstrou a todos a importância de sermos criativos, inovadores e perseverantes nos negócios. Ele foi um pioneiro e contribuiu decisivamente para alargar os horizontes da própria economia brasileira. Sem ele, a indústria automobilística brasileira não seria hoje o que é", disse à Folha Cledorvino Belini, presidente da Fiat Chrysler para a América Latina e presidente da Anfavea (associação dos fabricantes).

A Bosch, cuja unidade brasileira foi comandada pelo executivo entre 1963 e 1972, também divulgou uma nota: "A Robert Bosch lamenta profundamente o falecimento de seu ex-presidente Wolfgang Sauer, ocorrido ontem à noite, em São Paulo. Dr. Sauer contribuiu de forma significativa não somente para o desenvolvimento da Bosch no Brasil, mas também foi muito importante para toda a indústria automotiva brasileira".

Sauer falou à Folha em dezembro de 2012, quando foi lançada a biografia "O Homem Volkswagen" (Geração Editorial), com texto de Maria Lúcia Doretto.

Leia a entrevista "Nunca tive dúvidas de que este seria o país do automóvel"

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag